5 dicas para não errar na contratação do buffet para um evento

5 dicas para não errar na contratação do buffet para um evento

A organização de festas exige bastante dedicação e planejamento, para que tudo ocorra conforme as expectativas. Independentemente do motivo da comemoração, a escolha do buffet é uma das principais etapas para garantir o sucesso do evento.

Na hora de começar o planejamento, é essencial listar todas as questões que precisam ser resolvidas com relação ao evento até a data escolhida. Dentre elas, é possível citar:

  • O aluguel do salão ou contratação de empresas de eventos;
  • Lista de convidados e escolha dos convites;
  • Reuniões para degustações do buffet e definições de cardápio;
  • Definição das atrações da festa, como DJ e banda;
  • Decisões sobre a decoração dos espaços;
  • Escolhas envolvendo a iluminação dos ambientes;
  • Entre outras questões.

É fundamental manter a calma e a paciência em todas as fases da organização para garantir as melhores escolhas para um evento de qualidade.

Algumas ideias ajudam a evitar erros na escolha do buffet para casamento ao ar livre, festa de aniversário ou evento corporativo.

1. Antecipe-se

É preciso iniciar o contato com o buffet com um período de seis meses a um ano de antecedência. O prazo é importante para decidir com calma todas as questões que envolvem a realização do evento.

Além disso, a antecipação é um fator chave para garantir que a data desejada estará disponível na agenda do buffet.

2. Visite o máximo de buffets possível

Deixar a preguiça de lado é quase um pré requisito para encontrar o buffet certo para o evento. Uma dica é fazer contato por telefone e marcar uma visita em a cada uma das opções. As recomendações de conhecidos ou avaliações na internet também podem ser bastante úteis na escolha.

Uma vez presente no local, é preciso analisar toda a estrutura disponível e ter uma conversa sincera com o responsável pelo buffet, abordando gostos e expectativas, e tirando todas as dúvidas sobre os serviços que envolvem a festa. Louças, garçons, cardápio, bebidas e degustações são alguns dos tópicos que devem ser abordados.

Nessa etapa é importante sentir uma conexão com o buffet. Afinal, trata-se de um grande voto de confiança a realização de uma festa bodas de prata diferente, aniversário de 15 anos ou comemoração de faturamento de empresas, por exemplo.

3. Escolha um cardápio que combine com o evento

Cada estilo e tipo de comemoração requer um cardápio diferente, porque as expectativas são diferentes em casamentos e eventos corporativos, por exemplo.

No caso dos casamentos ou bodas, principalmente no período da noite, o mais usual é servir jantares aos convidados. Já o coquetel para aniversário é uma escolha comum em festas de 15 anos ou aniversários de adultos, de uma maneira geral. Também pode ser utilizada nos eventos corporativos.

Uma ideia é investir nas comidas temáticas, como a japonesa ou mexicana, que podem ser servidas em porções pequenas, geralmente chamadas de finger foods.

Com relação às bebidas alcoólicas, podem ser liberadas desde que não faltem água, sucos e refrigerantes. Uma ideia é a contratação de barmans ou bartenders, preparando drinks diferenciados.

Já no caso de aniversários infantis, a escolha do buffet pode até ser mais simples, especial para agradar ao paladar infantil. Os salgados para festa são uma unanimidade, assim como os brigadeiros e beijinhos.

4. Atenção às quantidades

Com certeza não será necessário se preocupar com as quantidades de comida e bebida para o número de convidados com a contratação de um buffet experiente.

Entretanto, sempre vale a pena se informar sobre as questões envolvidas na organização da festa. Geralmente os kit festa são montados de acordo como uma proporção:

  • Canapés ou salgadinhos: 10 a 15 por pessoa;
  • Carnes ou massas: 200g por pessoa;
  • Arroz branco: 40g cru por pessoa;
  • Tortas e bolos: 2 fatias de 100g por pessoa;
  • Champanhe: uma garrafa para duas pessoas;
  • Cerveja: uma long-neck ou 3 a 4 latas por pessoa.

5. Divirta-se e seja feliz!

Se o principal motivo da realização de um evento é a comemoração, é fundamental aproveitar todo o processo e se divertir.

Além de optar pelas escolhas que agradem ao gosto pessoal do aniversariante, por exemplo, é essencial que ele ou ela relaxe e viva bons momentos durante a comemoração, ao lado de familiares e amigos.

É claro que uma boa organização conta muito para um evento de sucesso, mas no final o que importa é aproveitar a ocasião e ser feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *