7 Dicas para utilizar o Autocad em projetos para grandes eventos

7 Dicas para utilizar o Autocad em projetos para grandes eventos

autocad

Saber como utilizar ferramentas como o Autocad é definitivamente um dos grandes desafios para quem realmente procura dominar um dos softwares mais versáteis hoje.

E é inegável que a tendência é que ele passe a funcionar fora do ambiente voltado exclusivamente para a engenharia civil e modelagem para se adequar a outras funções.

Podemos citar, por exemplo, a grande demanda do software para o objetivo de organizar eventos. 

Isto ainda vai demandar um curso de Autocad 2D para fazer as ações básicas e ganhar uma certa velocidade. Mas, em geral, é uma das maneiras mais interessantes de garantir bons resultados.

Portanto, hoje separamos um tempinho para falar de uma maneira geral sobre este assunto específico. 

Dicas para utilizar o autocad em projetos para grandes eventos

Lembrando que estas são apenas algumas das dicas mais básicas, mas se você gostar do assunto e quiser aprender um pouco mais, podemos trazer uma outra lista.

1 – Identifique qual será o tipo do projeto 

Antes sequer de abrir o seu programa, é interessante conseguir entender o quadro geral das coisas. 

Veja qual será o projeto em que você vai trabalhar e qual será também o número de pessoas envolvidas.

Um erro que muitos cometem é não colocar nessa conta os funcionários que estarão envolvidos, que podem ir desde alguém que dará apoio técnico, até mesmo garçons e semelhantes.

Lembre-se que vários podem desejar se movimentar ao mesmo tempo, e por isso é interessante pensar nos espaços mais livres para se obter uma mobilidade adequada.

2 – Entenda sobre o que é o evento

Pensar no tema do evento pode também te poupar bastante espaço e trabalho, afinal de contas, a decoração pode mudar de algo mais espalhafatoso para um visual mais “Clean” e sóbrio de acordo com o que será levado em consideração.

Por isso, separar os itens com antecedência acaba sendo um grande trunfo para que você realize uma melhor organização depois.

3 – Confira o local e a data

Ter uma planta baixa do local seria realmente ideal, mas a verdade é que raramente isto está disponível hoje em dia. 

Mas, é possível criar esboços rápidos que irão facilitar a sua tarefa de gestão de espaço.

Por isso, confira pessoalmente o local, tire medidas de todos os tipos e veja cada local que pode ser utilizado. Além disso, é importante levar em consideração a data do evento.

Se você estiver em um inverno rigoroso, ou mesmo se houver a previsão de muitas chuvas, o ideal é evitar ao máximo utilizar espaços abertos.

A temperatura muito quente já pode ser uma opção convidativa para tentar utilizar o ar condicionado ao invés de só janelas abertas. Tudo vai depender de como você se mostrará adepto ao sistema em si.

4 – Qual o público alvo

Pense bem em todas as pessoas que irão participar do evento, cada tipo de personalidade é único.

Entretanto, podemos ver pontos de gostos e desgostos que envolvem um conjunto maior de pessoas de uma mesma classe.

Por isso, é crucial pensar na distribuição do espaço de acordo com os que estarão envolvidos no evento. 

Já que alguns podem preferir fazer tudo ao ar livre, enquanto outros se preocupam em um assento mais confortável.

Se o público for bastante misturado, é possível criar ambientes variados para tentar trazer uma satisfação maior entre os envolvidos. Entretanto, tudo é feito de maneira pensada e realizada com maior tranquilidade.

5 – Cuidado com a segurança

Outro ponto que alguns ignoram são os protocolos de segurança, realmente não é fácil atender às demandas impostas pelas autoridades, mas ignorá-las completamente é uma irresponsabilidade.

Constantemente podemos encontrar acidentes e tumultos em volta do mundo exatamente porque algum problema aconteceu e a disposição não foi favorável para uma boa evacuação.

Ou mesmo alguma tentativa de efeito especial, pirotécnico, curtos, entre outros, iniciaram um incêndio é uma reação em cascata.

Por isso, a melhor maneira de conseguir resultados é exatamente procurando saber onde ficam:

  • As saídas de emergências;
  • Extintores;
  • Alarmes;
  • Sprinters.

E até mesmo entrando em contato para saber se há algum sistema de proteção automático.

Esta é uma questão básica, até mesmo para que você evite multas ou proibições para o evento.

6 – Domine o AutoCad 2D

Não tem como, você só vai conseguir utilizar a ferramenta ao seu favor se realmente dominá-la. Claro, isto não é uma tarefa de uma ou duas tardes. 

Para conseguir realmente aprender sobre o assunto é indicado que você faça um curso online de Autocad 2D. Além de tentar praticar bastante criando modelos e experimentando coisas.

Dominar os atalhos do teclado também facilitarão o processo no longo prazo, economizando um tempo realmente precioso.

7 – Cuidado com as escalas e medidas

Outra coisa muito importante que deve ser levada em conta é que você pode, inevitavelmente, acabar ignorando a escala dos itens que estão no projeto. 

Como esta é uma ferramenta de apoio a desenho e projetos de modelagem, não é raro que você acabe tendo mais de uma medida possível. 

Portanto, cuidado para não adicionar objetos em medidas de pés enquanto o projeto está em escala de metros.

Isto pode realmente dar uma proporção errada para as coisas, e na hora de implementar tudo da maneira correta você terá uma dor de cabeça enorme.

Considerações finais

Como você pode ver, a ferramenta em si ajuda a encontrar resultados bem mais interessantes com apenas algumas medidas inteligentes de organização. 

Mas, quem vai decidir o sucesso total do projeto é o seu domínio do Autocad.

Por isso, é importante correr atrás de bons cursos online com certificado, eles são a maneira mais rápida, eficaz e barata de aprender.

Sem contar que irão entregar algo crucial para quem deseja enriquecer seu currículo para ter um grande desempenho no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *