Brunch para casamento e outras ideias econômicas

Brunch para casamento e outras ideias econômicas

Uma bela cerimônia de casamento é o sonho de muitos casais que desejam reunir amigos e família para celebrar o amor.

Infelizmente, realizar esse sonho da maneira tradicional pode demandar um investimento muito grande, que nem sempre está disponível para todos os casais.

Ao invés de se endividar logo no início da vida a dois, o mais recomendado é que o casal encontre soluções para diminuir os custos da cerimônia, desde que não desista da celebração, se ela for importante para ambos.

É possível organizar uma cerimônia inesquecível barateando todos os seus aspectos, e uma grande tendência para isso é investir no buffet para casamento de manhã.

Soluções que demandam mais investimento podem ser substituídas por ideias mais baratas, com bastante capricho e paciência. Pesquisar bastante e entender estratégias para baratear a festa são essenciais para o sucesso da celebração.

Brunch

A escolha do buffet, muitas vezes, dá o tom da festa e pode demandar mais ou menos dinheiro. Cardápios mais tradicionais e empratados são as opções mais caras, porque são mais sofisticadas e demandam mais mão de obra ao servir os convidados.

O brunch funciona como um coffee break casamento, e tem um estilo mais leve, econômico e não deixa de ser charmoso.

Trata-se de uma refeição que combina o café da manhã com o almoço, e que funciona muito bem com cerimônia marcada para cerca de 10 horas da manhã. No brunch os convidados podem apreciar:

  • Leite, café, chás, sucos e espumante;
  • Pães, tortas, bolos, sanduíches;
  • Panquecas, wafles, croissants, queijos e frios, patês;
  • Frutas in natura, saladas de frutas, sorvetes.

Local e convidados

A escolha do espaço para eventos ideal depende da quantidade de convidados esperados para a comemoração do casamento.

O número de amigos e familiares presentes no casamento define o espaço e a estrutura necessários para a festa, a quantidade de mesas cadeiras e utensílios, além apontar as quantidades de comida e bebida.

É preciso escolher um lugar que acomode os convidados e a estrutura completa do evento, que pode ser um salão fechado ou uma área aberta.

Em caso de festas realizadas em fazendas, chácaras ou outros espaços ao ar livre, a locação de tenda transparente para casamento é recomendada.

Em caso de chuva, os convidados e equipamentos necessários para a festa ficam protegidos do vento e da umidade.

Para baratear o convite, uma ideia é que os noivos criem um site para o próprio casamento. Assim, eles podem organizar as informações sobre a celebração, lista de presentes e fotos, e enviar o link para os convidados.

Desta forma, eles não precisam se preocupar com os gastos e trabalhos que envolvem o convite de casamento tradicional.

Decoração

Uma ideia para economizar na decoração de casamento é planejar e fazer por conta própria a preparação dos espaços da festa.

Com a ajuda das madrinhas, é possível fazer todos os arranjos de flores necessários para decorar o local da celebração, personalizando mesas com frascos, porta-retratos e velas.

Em relação à escolha das flores, uma ideia para baratear os arranjos é optar pela espécie da estação. É preciso preocupar-se com as mesas e cadeiras, suas respectivas toalhas e arranjos para a decoração casamento, além das louças necessárias para servir o brunch.

Vestido

O vintage está cada vez mais na moda, o que torna ainda mais vantajoso o uso de vestidos antigos, aproveitados do casamentos de familiares ou encontrados em brechós.

A vestimenta não precisa ter sido feita para um casamento, apenas transmitir uma imagem que agrade a noiva, sem quebrar o orçamento. O aluguel é outra opção para um vestido mais em conta e atualizado de acordo com a moda.

Músicos e fotógrafos

A contratação de um DJ pode sair bem mais em conta do que a de uma banda completa, animando o brunch da mesma forma.

Uma dica é combinar previamente as principais referências para o repertório do DJ, e fazer pedidos para momentos especiais antecipadamente.

Já em relação aos fotógrafos, trata-se de uma escolha que requer bastante paciência, pesquisa de mercado e indicações podem ajudar. Entretanto, é um investimento que vale muito a pena, para marcar ainda mais o casamento pela eternidade.

Ao fazer escolhas conscientes, trocando detalhes tradicionais e mais caros por escolhas mais simples e baratas, é possível aproveitar a festa com responsabilidade e sem contrair dívidas. No final, o que importa é celebrar o amor do casal, com energia para uma vida maravilhosa juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *