Como administrar o setor financeiro da sua empresa da melhor forma

Como administrar o setor financeiro da sua empresa da melhor forma

O gerenciamento financeiro é um dos principais pilares do planejamento comercial de uma empresa. Somente por meio dele uma companhia tem condições de se organizar e traçar suas metas. 

Inclusive, para os pequenos negócios, sobretudo aqueles em fase inicial, o cuidado com as finanças tem muito mais importância. Diversos empreendimentos acabam antes do previsto, justamente porque o caixa da companhia não tem mais recursos.

Ainda mais quando essas empresas são surpreendidas com eventos inesperados. A pandemia causada pelo novo coronavírus é apenas um deles. Do dia para a noite, diversos empreendedores tiveram que se adaptar a uma nova rotina. 

Em certos casos, os prejuízos com o fechamento de estabelecimentos decretaram a extinção desses negócios. Felizmente, para auxiliar esses empreendedores, já existem ferramentas específicas para o gerenciamento financeiro. 

Com ajuda da tecnologia, esses gestores podem analisar quais são as principais fontes de recursos e também quais são as maiores despesas no dia a dia. Ter um panorama como esse é vital para que uma empresa mantenha a sua saúde financeira. 

Por vezes, um concorrente vence o outro não apenas pela inovação. Uma empresa organizada tem mais poder para desenvolver novas ações, como investir em marketing ou até mesmo adquirir outras companhias.

O que é gerenciamento financeiro?

A missão do gerenciamento financeiro é oferecer aos gestores detalhes de todas as operações que envolvem os recursos de uma empresa. É preciso que eles tenham noção, por meio:

  • Do fluxo de caixa;
  • Quanto entra;
  • Quanto sai;
  • O valor do lucro;
  • Entre outros detalhes.

Por isso, a gestão financeira depende de informações precisas. Quando esses valores estão com algum erro, eles podem prejudicar todo o planejamento da empresa. O ideal é que o responsável pelas finanças da empresa preencha esses dados todos os dias. 

É recomendado também que ele indique uma previsão sobre a entrada de recursos. Dessa forma, a empresa consegue avaliar com antecedência um possível cenário no futuro. Conforme os gestores avaliam essas informações, eles podem mudar os detalhes.

Como fazer o gerenciamento financeiro na sua empresa

Além das anotações diárias no fluxo de caixa, o gestor deve anotar todas as atividades da empresa que envolvem algum valor financeiro. Nenhum deles pode passar despercebido, por mais que seja um valor irrisório. 

É importante, por exemplo, saber quando cobrar os clientes, e também quando pagar os fornecedores. Outro ponto muito relevante para o gerenciamento é o acúmulo de alguma reserva. 

Como visto no início deste artigo, esse valor no caixa da empresa será utilizado em alguma emergência. Quanto mais dinheiro existir nessa reserva, menor será o impacto de uma crise na rotina do empreendimento. 

Para quem tem um pequeno negócio, há outra dica muito necessária. É fundamental separar gastos pessoais dos gastos da empresa. A pessoa física não é a pessoa jurídica. 

Mesmo que o caixa da empresa esteja com muitos recursos, isso não significa que eles devem ser gastos. Por isso, definir um salário para cada um dos sócios pode ser uma boa saída. 

Assim, mesmo que o lucro da empresa seja muito bom em um mês, isso evita que a reserva sofra com a retirada de recursos além da conta.

Vantagens de ter um bom gerenciamento financeiro

Uma das principais vantagens de um bom gerenciamento financeiro é a economia. Se uma empresa paga todos os fornecedores e impostos em dia, isso significa que ela vai economizar com taxas e juros, por exemplo. 

Além disso, com mais recursos em caixa, um negócio tem mais oportunidades para captar clientes. Hoje, já existem ferramentas como o CRM. Por meio da integração com redes sociais e aplicativos de mensagens, esse software consegue captar leads automaticamente.

Agora, ele só vai fazer a diferença se a empresa tem recursos para criar novos produtos e serviços para cativar ainda mais essa clientela em potencial. Portanto, ter um bom gerenciamento financeiro é vital para qualquer empreendimento. 

Dessa forma, os gestores têm muito mais tranquilidade para realizar o seu trabalho com excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *