Como encontrar um bom curso de fotografia

Como encontrar um bom curso de fotografia

fotografia

Realmente é necessário manter as suas habilidades técnicas sempre afiadas caso você queira ser um profissional completo na área de fotografia.

Portanto, no mundo de hoje existem várias e várias dificuldades para manter tudo sob controle.

Afinal de contas, o que não faltam por aí são materiais que trazem apenas mais do mesmo. 

Não é raro encontrar cursos online onde todo o conhecimento parece ter chegado de algum tipo de busca simples no Google.

Sendo assim, hoje gostaríamos de trazer algumas dicas sobre como encontrar bons cursos de fotografia na internet. 

Onde você pode tanto aprender além do básico, como também reforçar e alcançar novos conhecimentos profissionais.

Como encontrar um bom curso de fotografia?

Primeiramente, é importante dizer que não estamos aqui para dar nenhum tipo de indicação específicas e para ressaltar que esse recurso serve para:

  • Desenvolver trabalhos;
  • Gerar possibilidade de renda extra;
  • Aperfeiçoar técnicas;
  • Adquirir novos conhecimentos.

Estes são apenas sinais e detalhes que vão mostrar determinado curso como sendo uma das melhores opções para você no momento.

Portanto, se quiser realmente alcançar bons resultados no longo prazo, aplique o que aprendeu aqui para não acabar sendo vítima de algum golpe

1- Comece pela duração do curso

Muita coisa já pode ser esclarecida assim que você entrar em contato com a proposta de ementa do curso. Ao abrir um pequeno briefing você verá a duração do curso em questões de aulas gravadas.

É neste momento que ocorre a primeira filtragem, afinal de contas, se você encontrou um curso com algo em torno de 1 ou 2 horas, provavelmente, não haverá conteúdo suficiente para crescimento profissional lá.

Entretanto, é justo dizer que uma carga horária muito grande também não é nenhum tipo de garantia para o profissional. 

Afinal de contas, é possível “encher linguiça” e colocar muito conteúdo inútil e irrelevante, é o caso de vários cursos que vão trabalhar coisas como o Mindset e propostas semelhantes.

2- Veja a ementa completa

Outro ponto básico que você precisa fazer antes de começar é comparar o conteúdo estrutural dos cursos disponíveis. 

Embora esta seja uma tarefa para se levar em conta mais de um curso, alguém experiente já pode descartar várias opções de forma direta.

Principalmente, ao se deparar com cursos que se dizem completos, ou nível profissional, mas que na prática entregam algo menos do que o básico.

Isso será possível de se reconhecer com várias comparações rápidas e simples, principalmente levando em conta os títulos. Acredite você ou não, mas os títulos enganam muito, e de maneira bastante fácil.

Por isso, não caia em um erro de iniciante abraçando uma promessa provavelmente impossível de se atingir. 

3- Peça indicações

Outra verdade inegável é que a melhor maneira de não se frustrar é pedir indicações e não errar onde outros erraram. Verifique exatamente o que seus conhecidos já tentaram e que deram ou não certo.

Você ficará surpreso como outras pessoas, até mesmo futuros concorrentes na sua profissão ficarão bastante felizes de trazer detalhes sobre quais são as suas recomendações ou não.

Lembrando que quanto maior for a sua confiança na pessoa, maiores serão as chances de conseguir boas dicas. 

Ressaltando que também existem as limitações individuais de cada um como profissionais.

Não dá para esperar que só porque alguém achou que um curso é bom ou não que ele realmente seja a melhor opção a ser feita por você. Tudo depende do seu objetivo e de seu estilo de aprendizado.

4- Verifique se há ajuda para escolher equipamentos

A verdade é que grande parte das pessoas que criam cursos querem somente entregar parte do conteúdo para poder iniciar as vendas. 

Entretanto, um curso de verdade deve ao menos mostrar parte do que seria um equipamento básico.

Assim, você aprenderá como fazer as melhores escolhas e conseguir selecionar itens importantes para montar suas primeiras cargas de equipamentos. 

Não é fácil conseguir uma seleção perfeita, entretanto é possível ter bons resultados com apenas alguma procura básica. Sendo assim, veja se a pessoa te mostrará todos os itens necessários para começar.

5- Procure formas de monetização

Outra coisa importante é que não basta apenas ter condições de aprender a ser um fotógrafo profissional. 

Parte crucial do seu sucesso estará diretamente ligado à possibilidade de fazer dinheiro com o que você aprendeu.

Sem ganhar algo com o que você investiu será realmente difícil dizer que você teve algum progresso de verdade. 

Mas, outro ponto importante que podemos dizer aqui é exatamente que há uma necessidade de você perceber se a pessoa mesma é bem sucedida no que faz.

Por exemplo, se ela sabe como fazer dinheiro com aquilo é porque provavelmente tem a capacidade de ser um profissional relevante na categoria, por isso, é crucial que seja possível verificar isto nos conteúdos.

6- Verifique o currículo

É realmente difícil ter certeza se o profissional é ou não experiente, mas grande parte da garantia de que você tem de que um curso é bom acaba acontecendo quando você verifica todo o currículo da pessoa que está instruindo o conteúdo.

Portanto, para isto é importante saber se o curso ao menos entrega este tipo de orientação, afinal de contas muitos poucos realmente abrem sua experiência para os outros, dando uma certa dose de desconfiança quanto à competência.

Corra deste tipo de profissional, provavelmente ele não tem nada de significativo para apresentar a você.

Considerações finais

Como você pode perceber, o marketing não é tudo na hora de encontrar um curso. Afinal de contas, a pessoa pode embelezar algo que não necessariamente vai conter o conteúdo e a qualidade que você está procurando.

Sendo assim, minha recomendação é que você coloque todos os pontos listados em uma análise bastante minuciosa antes de comprar alguma formação

Lembrando que embora os cursos online costumam ter uma maior tendência de falta de qualidade, é lá que você também terá as melhores opções. Principalmente, porque a concorrência é grande, e se destacar não será uma tarefa fácil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *