Como escolher a cobertura ideal para festas?

Como escolher a cobertura ideal para festas?

Cada escolha na organização de um evento, por mais simples que possa aparecer, tem grande potencial para impactar no resultado obtido e não é diferente ao se tratar da cobertura.

Afinal, é imprescindível garantir que as pessoas estejam bem acomodadas e devidamente protegidas contra intempéries. Duas opções que são constantemente procuradas correspondem aos toldos e as tendas.

Em meio a um mercado amplo, é de grande importância conhecer as especificações de cada produto e nesse cenário, é comum que exista confusão, logo, há relevância em esclarecer que as tendas os toldos são coberturas distintas.

O maior destaque ao abordar a divergência é o fato de que as tendas são montadas no solo e os toldos são instalados essencialmente em fachadas, como em portas e janelas.

Apesar das distinções, são coberturas de grande importância e que acabam fazendo toda a diferença para a proteção e decoração.

No caso das tendas, comumente é uma alternativa requisitada para o aluguel, pois otimiza o uso dos recursos financeiros devido ao período de utilização e nesse caso, pode apresentar um custo-benefício inferior quando se compara com a aquisição.

Para identificar qual tipo de tenda é o mais adequado para o evento, existe a necessidade de averiguar os seguintes fatores:

  • Área para a comida;
  • Finalidade da tenda;
  • Quantidade de convidados;
  • Decoração;
  • Entretenimento.

Essas questões estão associadas, principalmente, à escolha de tendas mais amplas, que, normalmente, são utilizadas para a cobertura dos principais elementos do evento.

Todavia, é importante abordar que diferentes modelos podem ser selecionados, como a tenda sanfonada 3×3 que é uma das mais tradicionais e a piramidal.

A tenda sanfonada pode apresentar uma maior facilidade para a montagem e desmontagem, além da resistência atribuída devido à estrutura de chapas de ferro e parafusos.

Já a piramidal corresponde a uma opção modular, em que pode facilmente ser agrupada com outras estruturas desse modelo, protegendo assim uma área mais extensa.

As cores também podem variar e para a seleção, é válido considerar o efeito estético almejado, decoração do evento e o local em que será realizado.

Uma opção que se assemelha às tendas é o sombreiro, que se destaca pela leveza e, consequentemente, pela facilidade que apresenta no transporte.

Devido ao porte mediano que tem em relação às tendas, comumente é utilizado em corredores, no estacionamento e entradas.

Quais são os principais tipos de toldos?

Os toldos são classificados como coberturas secundárias e os principais tipos são divididos em retráteis e fixos, sendo que a principal distinção é que o retrátil possibilita a modificação de posicionamento após a instalação na estrutura.

Afinal, nesse caso, o proprietário ganha maior autonomia para controlar quando é necessário abrir ou fechar esse tipo de cobertura.

Além desses aspectos, os toldos em lona são muito comuns, porém, para que de fato esse material seja vantajoso para a proteção, é importante averiguar características como a proteção contra os raios ultravioleta, impermeabilidade, não propagação de chamas e a transparência.

A facilidade de manutenção também pode ser um ponto importante para determinar o custo-benefício.

Dois modelos muito comuns são as lonas sintéticas e as acrílicas, enquanto o primeiro tipo é constituído por PVC e oferece grande resistência contra mofo e propagação de fogo, o segundo é composto por tecido e um dos principais destaques é a durabilidade, além da proteção UV.

Características do telhado abre e fecha

A procura por telhado abre e fecha tem grande relação com coberturas retráteis, principalmente, para pessoas que buscam o maior controle em relação à luminosidade e ventilação nos ambientes, juntamente com a proteção contra intempéries.

Afinal, é algo que dificilmente pode ser alcançado simplesmente com uma cobertura fixa.

Normalmente esse tipo de estrutura é composto por metal e materiais como policarbonato ou vidro, o ideal é que seja um telhado propício para promover o conforto térmico, proteção satisfatória contra intempéries e que seja compatível com tipo de estrutura existente no local para eventos, pois, quando bem instalado, pode ser um grande diferencial.

No entanto, o projeto deve ser bem realizado e atendido em cada etapa, pois alterações nos materiais e dimensões podem comprometer totalmente o resultado.

Dessa forma, pode-se observar que há grande diversidade quando se trata da cobertura que pode ser instalada em festas, porém, existem alguns fatores significativos para contribuir com uma escolha mais vantajosa de forma geral.

Conforme abordado no decorrer do texto, entre esses fatores é possível citar o tipo de festa em questão, espaço em que será realizada, decoração, número de pessoas e até mesmo disposição de elementos relacionados com alimentação e atrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *