Comprar ou alugar geradores de energia?

Comprar ou alugar geradores de energia?

No mundo moderno em que vivemos dependemos da energia elétrica para realizar quase todas as nossas atividades diárias. Como solução para muitos condomínios, hotéis, pousadas e empresas, optam por usar geradores de energia.

A luz elétrica que ilumina os locais, a água quentinha que sai do chuveiro, a internet e até nossos celulares, dependem da energia elétrica para funcionarem.

E nessa relação de dependência, estamos sujeitos aos problemas de abastecimento que podem afetar as concessionárias de energia e ocasionar a falta de energia, o que gera grandes transtornos.

Existem diversos tipos de geradores, mas os mais usados são: gerador mecânico, gerador luminoso, gerador químico e o gerador térmico. Vale ressaltar que cada tipo pode ter vários modelos, que se diferenciam pelas fontes usadas para produzir a energia.

Comprar ou alugar: eis a questão

Se você está na dúvida sobre qual é a melhor forma de investir num gerador de energia, saiba que essa resposta depende da finalidade do uso.

A locação já se tornou uma prática muito mais comum em vários setores, como na indústria, comércio e serviços.

Isso porque a relação custo-benefício tende a ser mais vantajosa para algumas empresas quando comparada ao valor da aquisição de um equipamento.

O aluguel de gerador de energia tende a pesar menos no orçamento do que a aquisição. Mas, atenção, isso não se aplica a todos os casos, depende muito do porte da empresa ou da intensidade de uso do gerador.

Certamente será vantajoso ter uma máquina própria, se o uso for frequente e o consumo alto.

Via de regra, a locação é muito mais válida, tanto para grandes, quanto para pequenas e médias empresas, ou usuários que farão uso ocasional, não apresentando a necessidade de adquirir o produto definitivamente.

Vale lembrar que para o funcionamento do gerador é preciso dispor de outros cabos e acessórios, por exemplo, quadros, transformadores e contêineres. O que eleva ainda mais os custos na aquisição e instalação do seu próprio gerador.

Outra vantagem de alugar um gerador é que a locadora ficará incubida dos seguintes itens:

  • Instalação;
  • Manutenção;
  • Responsabilidade técnica;
  • Atendimentos emergenciais.

Finalidades dos Geradores de Energia

Para cada uso existe um gerador adequado, como é o caso do gerador a diesel, muito eficaz quando o assunto é abastecimento de indústrias, hospitais, shoppings e grandes infraestruturas.

Isto porque são muito mais potentes, podendo ser usados por horas, dias ou até que o fornecimento de energia seja restabelecido.

Já estabelecimentos como hospitais, escolas, aeroportos, e supermercados que não podem ficar sem energia elétrica, podem contar com equipamentos de médio e grande porte de altíssimo desempenho, chamados de grupos geradores de energia.

Agora, para grandes eventos, como shows de música e festivais, é essencial dispor de um gerador de energia para garantir o êxito do evento. Imagine que desagradável seria acabar a luz durante o show de sua banda preferida?

Logo, para garantir o funcionamento das caixas de som, iluminação, telões, e outros dispositivos que não podem falhar, deve-se contar com um gerador para show. Assegurando o fornecimento de energia proporciona-se um evento de qualidade e seguro.

Além disso, empresas, hotéis, hospitais e outros locais que contam com um gerador de energia garantem sua operação normal, mesmo diante da falta da energia, evitando assim transtornos e perdas financeiras.

Geradores sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente e a busca por maneiras de geração de energia renovável está cada vez mais em evidência, como é o caso das energias eólica e solar.
Essas fontes alternativas também estão disponíveis em menores escalas, ou seja, é possível ter um gerador de energia eolica, por exemplo.

Apesar dessa possibilidade, a energia eólica, tem como elemento principal o vento, portanto, o fator climático deve ser considerado antes de se investir nessa fonte de energia.

Funciona da seguinte maneira: a energia cinética do vento quando em contato com as turbinas eólicas é transformada em energia mecânica. Essa por sua vez é capturada por um gerador de energia que por fim, a transforma em energia elétrica.

Já o gerador de energia solar, é um dispositivo que transforma a energia do sol em energia elétrica. E tem se tornando uma boa alternativa tanto ambiental quanto econômica, uma vez que as tarifas de energia estão cada vez mais elevadas.

Muitos usos podem ser feitos de um gerador solar (Gerador Fotovoltaico). Sendo que grande parte dos adeptos o utilizam como fonte substituta de energia elétrica para suas casas e empresas , reduzindo assim o uso e o valor da conta de luz via concessionária.

Outros utilizam como um recurso de emergência, ou fonte de energia em áreas remotas que não tem acesso à rede elétrica. Fato é que ambas as fontes são renováveis e não poluentes.

A melhor opção

Que um gerador de energia é indispensável nos dias de hoje, isso já sabemos. Agora, comprar ou alugar um gerador dependerá sempre da finalidade, da frequência e intensidade do uso, bem como do tipo de investimento que se pretende fazer.

Contudo, a locação de geradores se mostra como a melhor opção na maioria dos casos, com uma ótima relação custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *