Dicas para definir o valor do seu trabalho audiovisual

Dicas para definir o valor do seu trabalho audiovisual

O audiovisual é um setor que sempre tem demanda, seja para quem atua nele diretamente, como fotógrafos, profissionais de filmagem, produtores, seja para quem trabalha com a locação de equipamentos e espaços para outros profissionais.

A montagem de um estúdio seja de filmagem ou de gravação musical é um excelente investimento. Saiba como investir:

Estúdio musical

Para quem deseja montar um estúdio de música semiprofissional ou profissional deve ter em mente que serão necessários muitos equipamentos para deixar o local pronto para atuação.

O estúdio precisa ter um excelente isolamento acústico, e serve basicamente para gravações de discos musicais, aulas de instrumentos e ensaios de bandas.

Alguns dos principais itens que devem constar nesse espaço visando as gravações são:

  • Microfones;

  • Fones de ouvido;

  • Monitores para estúdio;

  • Computador;

  • Software para gravação de som.

Os microfones são um dos primeiros itens a serem adquiridos por quem monta um estúdio, pois sem eles é impossível começar.

Os microfones podem ser de tipos variados, dependendo da função que exercem, podendo captar timbres e instrumentos diferentes.

Logo após a aquisição dos microfones, outro item fundamental a ser adquirido são os fones de ouvido, que podem ser de diferentes tipos também.

Os fones de ouvido para uso profissional podem ser classificados em dois tipos principais: abertos, usados na gravação das faixas, e fechados, usados para fazer a mixagem dos sons.

Outro item que não pode faltar em um bom estúdio para gravar música são os monitores para estúdio.

Esse equipamento parece com alto falantes, populares para aumentar o volume das músicas em festas e eventos.

No entanto, o objetivo dos monitores é fornecer aos engenheiros de som uma resposta de frequência plana, o que permite a identificação de falhas na mixagem.

Um bom computador é outro item que não pode faltar, já que hoje em dia todas as gravações são feitas no digital.

O computador será essencial para rodar o próximo item imprescindível dessa lista: um bom software para gravação de som.

O software que atende a todas as demandas como gravar, mixar e editar músicas é chamado de DAW, uma abreviação dos termos em inglês Digital Audio Workstation.

Esse software foi originalmente projetado para fazer a conversão das mesas analógicas de gravação para o digital.

Estúdio de filmagem

Outra opção de investimento é em um estúdio de filmagem para gravação em vídeos, pois hoje em dia esse tipo de conteúdo é considerado um dos mais populares.

O primeiro passo para montagem de um estúdio deste tipo é claramente ter um bom espaço, projetado preferencialmente por um arquiteto para esse fim.

Visando atender a todas as especificações de iluminação e som necessárias.

Também é importante que um estúdio de nível profissional tenha à disposição toda a parte acessória, como espaço para a troca de figurinos, montagem de cenários e desenvolvimento de cenas.

Um bom estúdio de gravação deve conter câmeras profissionais para captação de imagens, bem como equipamentos adequados para a captação do som.

A acústica do espaço também deve ser pensada para atender a esses objetivos.

Para estúdios que ofereçam serviços de gravação externa há um recurso essencial que não pode ser deixado de lado: a aquisição de uma boa grua para filmagem.

Esse equipamento é essencial para obter os melhores e mais variados ângulos em gravações de diversos tipos, seja shows, eventos, ações publicitárias, filmes e clipes musicais.

A utilização da grua, além de ser muito útil para filmar a distância da cena, o que é possível devido ao cabo que sustenta o aparelho, também ajuda na composição de jogos de cenas diferentes, que podem surpreender o telespectador.

grua filmagem necessita ser apoiada sobre um tripé que suporte todo o material.

É importante que o operador da grua seja experiente no setor para fazer um melhor aproveitamento do equipamento, pois de nada adianta ter o recurso técnico e ele ser mal aproveitado.

Se o operador conhecer técnicas de cinema como os planos e recursos visuais interessantes como o travelling, é possível conseguir um trabalho de pura excelência para o seu cliente.

O investimento em negócios que envolvem o audiovisual é uma excelente opção para quem busca uma opção de empreendimento.

O mercado para esses negócios se expande cada dia mais.

É importante ressaltar que trata-se, no entanto, de um investimento alto, pois como os equipamentos são todos de ponta, seu custo é elevado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *