Dicas para organizar um casamento ao ar livre

Dicas para organizar um casamento ao ar livre

Um casamento ao ar livre é o sonho de diversos casais. Muitos sonham com o clima de fazenda, com um jardim romântico e bem cuidado e o céu azul para completar o cenário. Outros idealizam cerimônias na praia, com o pé na areia e o mar infinito ao fundo.

Com certeza, as cerimônias ao ar livre têm algo de especiais, encantando aos noivos, familiares e amigos. Para muitas famílias, a realização do casamento em espaço aberto é essencial devido:

  • Ao fato de a celebração ser mais descontraída e criativa;
  • Ao aproveitamento da luz natural;
  • Às charmosas possibilidades de luz noturna;
  • Ao contato com a natureza em harmonia com a decoração;
  • À possibilidade de ser mais barato.

Com relação ao último item, é possível organizar um casamento em espaços emprestados ou próprios, como chácaras, fazendas, ou casas da própria família no campo ou na praia, dependendo da quantidade de convidados e das características dos locais.

De qualquer forma, todo casamento ao ar livre requer cuidados especiais e algumas dicas ajudam a garantir que o casamento seja incrível.

O lugar certo

A praia e o campo são as escolhas de espaço para eventos mais comuns dos noivos que optam por casar ao ar livre. No momento de decisão, é importante considerar os pontos positivos e negativos, como uma forma de ter mais certeza da escolha e evitar possíveis problemas e arrependimentos.

Se os noivos não disponibilizarem transporte para os convidados com vans ou ônibus, é fundamental que os familiares e amigos consigam chegar à festa sem dificuldades, com mapas, referências e outras informações presentes no convite de casamento.

Um lugar com muito barulho ou vento também pode atrapalhar a comemoração, então é preciso visitar e analisar muito bem cada detalhe.

Em muitos casos, a escolha de um local mais afastado pode elevar os custos de realização da festa, já que todos os materiais e equipamentos para o buffet precisam ser transportados, assim como itens de decoração, iluminação, mesas e cadeiras.

Todo o lugar deve ser estruturado para atender ao evento. Além disso, o aluguel de tenda para casamento é extremamente recomendado para proteger convidados e equipamentos de ventos fortes e possíveis chuvas.

Uma dica é atentar-se para a necessidade de autorização para a realização do evento, o que pode acontecer em praias, parques, praças e outros lugares públicos. Alguns podem exigir o pagamento de uma taxa ou seguro em caso de danos.

Buffet adequado

O buffet para casamento ao ar livre tem potencial para surpreender os convidados com uma experiência diferente.

Ao
organizar a festa é preciso analisar se o local escolhido tem a
estrutura necessária para o preparo das refeições. Se não tiver, o
contrato com o buffet deve levar em conta o transporte dos equipamentos
também.

O buffet ao ar livre requer alguns cuidados extras com a
refrigeração, higiene e disposição de alguns itens, por isso
recomenda-se a contratação de uma equipe com experiência, evitando
problemas e surpresas.

Dentre as principais ideias de cardápio, destacam-se o buffet de churrasco para casamento; o brunch, uma refeição que mistura itens de café da manhã e almoço; ou coquetel, com finger foods.

O ambiente perfeito

A decoração de casamento ao ar livre conta com todo o charme da natureza, que acaba se tornando um item indispensável. Para nortear essa etapa da organização, o ideal é escolher um estilo, que pode ser minimalista, romântico, simples ou clássico.

A decoração casamento deve combinar com a personalidade do casal. Os noivos podem seguir uma paleta de cores para guiar as escolhas de flores e ornamentos. Estes podem até ser feitos artesanalmente pelo próprio casal, dependendo da disposição e habilidades manuais.

Normalmente é preciso uma boa estrutura de iluminação noturna, mas spots de luz, lanternas e velas podem deixar o ambiente ainda mais aconchegante e charmoso. Também é necessário um bom sistema de som nos eventos em espaço aberto.

Com relação ao traje dos convidados, o mais correto é indicar algumas recomendações com base na localização, estilo e temperatura do local. Isso pode evitar que algumas pessoas fiquem desconfortáveis com as roupas ou sapatos.

Também é essencial a contratação de uma equipe para fotografar e filmar a cerimônia e a festa de casamento. As lembranças são o que ficam depois do passar dos anos e uma ideia é captar a beleza da natureza do local.

Com todas as dicas, as chances de organizar um casamento ao ar livre perfeito são grandes. Com tudo pronto para o grande dia, basta relaxar e aproveitar o momento da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *