Dicas para uma festa de sucesso: a organização e planejamento

Dicas para uma festa de sucesso: a organização e planejamento

Todo mundo gosta de uma boa festa, seja ela um grande evento, ou uma pequena confraternização entre os amigos mais íntimos. Afinal, essas ocasiões são ótimas para juntas as pessoas queridas, com o intuito de celebração e comemoração.

Por esse motivo, quando falamos em festa, logo nos vem à cabeça um momento especial, cheio de alegrias e diversão.

Contudo, para que o evento possa ser aproveitado por todos os participantes, é essencial ter uma excelente organização e um bom planejamento.

Sendo assim, antes de mais nada, é preciso colocar no papel as principais especificações da comemoração, como o tipo de festa (casamento, evento corporativo, festa infantil, etc.), bem como a quantidade de convidados.

A partir dessas informações, o planejamento pode ser cada vez mais detalhado, pois é possível levar em consideração as questões que envolvem o espaço do evento, a quantidade de bebidas e comidas, além de outros detalhes importantes.

Ademais, o planejamento também inclui aspectos que envolvem a estrutura do evento, a decoração e a contratação de fornecedores.

O que não pode faltar em uma festa de sucesso

Um dos principais serviços que não pode faltar em uma festa é o buffet. A atividade consiste no sistema de refeições e bebidas que são servidas aos convidados e, por isso, é importante saber calcular corretamente a relação entre comidas e participantes do evento.

Na maioria das vezes, a contratação é de buffet para 150 pessoas, que é um número próximo de grande parte das festas (principalmente, os casamentos).

Existem diversos tipos de serviços de buffet, entre eles:

  • Buffet à francesa;
  • Buffet à inglesa;
  • Buffet à americana;
  • Buffet volante.

As opções vão desde a mais refinada até o serviço informal, dependendo das especificações da festa. Daí a importância de saber realmente quais são as características do evento e se os responsáveis pela ocasião desejam um buffet mais chique, ou mais intimista.

O serviço volante é o mais informal, porém, o que mais estimula a interação entre os convidados. Já o buffet à francesa é extremamente chique e refinado, por isso, é indicado para festas formais e de gala. Nesse serviço, até mesmo cardápios são disponibilizados aos convidados.

Independentemente do tipo de buffet, a festa deve contar com mesas e cadeiras para acomodar a todos os participantes da festa. Sendo assim, é preciso saber a quantidade correta de convidados para que todos tenham um lugar à mesa.

Além do buffet, outro detalhe muito importante é a decoração de festa. Em aniversários de criança é comum a presença de um tema na decoração (desenhos, animações, super-heróis, entre outros). Por isso, é necessário saber os desejos do aniversariante para escolher a temática adequada.

Já nos casamentos, a decoração costuma utilizar artigos para festa mais sofisticados, como flores, ornamentos e fotografias. Por vezes, a mesa do bolo é enfeitada com itens importantes para os noivos, como pequenas lembranças da vida do casal.

Na decoração, o que vale é apostar na criatividade, mas sem fugir do planejamento. Afinal, a organização é imprescindível para o conhecimento de gastos, podendo reduzir significativamente custos desnecessários, além de evitar problemas na hora da festa.

Finalmente, a questão da segurança é primordial para qualquer evento. Por esse motivo, muitos organizadores contratam uma empresa de segurança para eventos, que fornece serviços de guarda, liberando a passagem somente para convidados, segurança de carros, entre outros.

Dessa forma, os participantes podem ficar despreocupados, pois estarão protegidos ao longo de todo evento.

Festas ao ar livre: cuidados especiais com o clima

Em festas ao ar livre, o cuidado deve ser ainda maior – especialmente, devido à possibilidade de variações climáticas. Sendo assim, uma alternativa viável é o aluguel de tendas para eventos, que fornece cobertura para uma parte do espaço, onde os convidados poderão se proteger em caso de chuvas, ventos fortes ou alta incidência de raios solares.

As tendas são ótimas até mesmo para eventos de pequeno porte, como confraternizações realizadas dentro de casa.

Isso quer dizer que as pessoas com uma área residencial externa também podem alugar tendas para cobertura de ambientes com churrasqueira e deck piscina pequena e realizar o evento.

Portanto, para qualquer tipo de evento é importante ter um bom planejamento. A organização reduz as chances de insucesso da festa e colabora para que todos os convidados sejam bem atendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *