Eventos corporativos: o que são e o que fazer?

Eventos corporativos: o que são e o que fazer?

Um evento corporativo é o nome dado aos eventos que são voltados para instituições e empresas. O objetivo de um desses eventos geralmente pode ser tanto para informar os participantes quanto para comemorar algo, apesar deles continuarem sendo vinculados a uma empresa.

A importância das festas e eventos corporativos deve-se ao fato de que eles são mais destinados para o engajamento de uma empresa e dos seus funcionários.

Nesse sentido, existem várias modalidades de eventos caracterizados como corporativos, os quais podem ser:

  • Conferências;

  • Congressos;

  • Workshops;

  • Simpósios;

  • Seminários;

  • Cursos.

Assim, serão abordados assuntos que, frequentemente, precisam ser pensados no momento da organização de um evento corporativo.

Dicas para alugar um espaço para festa

Dentre os eventos corporativos que podem ocorrer, existem as festas de confraternização, muito presentes em momentos como final de ano.

Todavia, uma das partes mais importantes da organização de festas, o espaço, deve ser planejado levando em consideração uma série de fatores.

Em primeiro lugar, o aluguel de espaço para festa precisa ser feito pensando na localização. Assim, caso a festa ocorra em uma época mais quente, espaços abertos podem ser uma boa opção.

Com isso, é possível realizar o evento em clubes urbanos, chácaras ou em terraços. Já eventos feitos em espaços fechados devem acontecer em épocas mais frias, onde o espaço precisa contar com um sistema de climatização.

Além disso, é necessário pensar na estrutura, tendo em vista que o aluguel de um espaço, muitas vezes, acompanha pacotes de serviços. Dessa forma, uma empresa organizadora deve checar se há:

  • Garçons;

  • Equipe de apoio;
  • Estacionamento;

  • Sistema de som;

  • Ar-condicionado;

  • Mobiliário;

  • Geradores de energia.

Por último, o valor da locação deve ser levado em consideração. Mais ainda os serviços que serão oferecidos.

Deste modo, o preço a ser pago pelos serviços dependem do número de pessoas que haverão no local e do tamanho dele.

A importância de um coquetel para festas

O coquetel para festa consiste no serviço de servir convidados que se encontram em um espaço de maneira prática.

Por isso, tratam-se de comidas que são fáceis de manusear e que, portanto, permitem que os convidados comam até em pé.

Isso faz com que as pessoas de um evento circulem livremente, tornando os relacionamentos mais dinâmicos e aumentando as chances de ocorrer um networking.

Um coquetel pode acontecer de duas maneiras: da forma móvel ou da forma fixa.

No primeiro, os garçons circulam pelo espaço e servindo as pessoas com bandejas e cardápios planejados. Já a forma fixa é feita por meio do uso de ilhas onde se encontram as comidas.

Esta última opção permite que várias opções de comidas sejam encontradas a qualquer momento. Além disso, o serviço de coquetel pode ser misto, contando com esses dois tipos de serviço.

Por que realizar coffee breaks?

Um coffee break corporativo nada mais é do que um intervalo que costuma ocorrer em eventos empresariais em geral, como cursos, seminários, palestras, workshops, no qual os participantes ganham a oportunidade de se alimentar e, acima de tudo, realizar networking com outras pessoas.

Os coffee breaks costumam ocorrer em eventos de média ou de longa duração, podendo acontecer como uma pausa em um ou em dois momentos.

Além disso, como o coffee break já é algo esperado pelos participantes, empresas que não o fazem costumam ficar de fora da rede de interesse das pessoas.

Por isso, deve-se pensar em várias questões para se realizar coffee breaks de qualidade. A primeira delas é o cálculo da quantidade de pessoas que irão participar do evento para que se planeje tudo que estará disponível no evento.

Além disso, precisa-se colocar os coffee breaks para ocorrerem sempre na metade de cada agenda, ou seja: se uma palestra durará das 14 até as 18 horas, é importante que o break aconteça às 16 horas.

Investindo nos buffets

Inúmeros são os tipos de buffets que podem ser contratados para um evento. Contudo, o buffet de churrasco é uma modalidade de serviço que vem crescendo bastante.

Isso decorre do fato de que é difícil errar o gosto dos convidados com esse buffet (a menos que existam pessoas vegetarianas e veganas, mas ainda há opções para esses casos).

Além disso, um buffet que serve churrasco muito provavelmente gerará uma aproximação entre os convidados e a empresa, pois oferece uma alimentação mais descontraída e saborosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *