Dicas para ser criativo ao organizar eventos de final de ano

Dicas para ser criativo ao organizar eventos de final de ano

Quando chega o final de ano, a alegria cresce e o espírito de confraternização toma conta das pessoas.

É o momento de se preparar para enfeitar casas com aquele Papai Noel Grande para Decoração de janela, jardim ou porta.

Pensar em qual receita de peru vai na ceia e quais os outros pratos que poderão harmonizar a mesa, que roupa usar, quais presentes escolher, entre outras indagações.

Esse clima também é propício para comemorar todos os objetivos, vitórias e metas alcançadas durante o ano, agradecer pelo que alcançou tanto no lar como no trabalho.

E é nesse espírito de fraternidade que muitas empresas oferecem festas de confraternização para agradecer os esforços de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, fazer uma socialização entre eles.

Montar um evento como a confraternização de empresas é uma excelente oportunidade de fazer contato com funcionário de outros setores, proporcionando lazer, relaxamento e integração.

Dependendo da instituição, os funcionários até organizam um Ensaio musical para tocar na festa.

No entanto, tudo precisa ser planejado

Nessa hora recorra aos colaboradores para fazer, junto com os gestores, um brainstorm de ideias para que a comemoração caiba no perfil de todos. Essas sugestões podem ser enviadas por:

  • Formulários;
  • E-mail;
  • Caixa de sugestão;
  • Conversa com gestores e colegas;

Com essa atitude, pode-se gerar expectativas boas, mais interesse dos funcionários e, ainda, fazer com que eles se sintam parte importante da instituição, pois esses profissionais sentem que estão contribuindo para a organização do evento.

Os gestores podem pedir algumas sugestões como: qual a melhor decoração de natal para se fazer na empresa, comidas para encomendar ou se cada um irá trazer um prato de comida (empresa pequena), temas e atrações.

Se estiver dentro das condições, pode-se cogitar a possibilidades de sortear prêmios aos colaboradores, porque é uma maneira de valorização desse profissional.

Uma dica de prenda que pode ser ofertada, claro que se for viável e de interesse, é agendar uma visita em um estúdio de rádio ou Estúdio musical em são paulo para conhecer seu funcionamento e, quem sabe, experimentar gravar algo ou virar um locutor por um dia.

4 dicas para arrasar no evento de final de ano

Como todo evento, o melhor é planejar e buscar inspiração para oferecer um evento único, divertido e organizado.

Primeiro de tudo, escolha o horário, dia e local do evento com antecedência, invista em dias alternativos (sábado ou domingo), isto é, se os colaboradores estiverem de acordo. Caso não, programe outro dia depois do expediente.

Lembre-se que o local precisa ser reservado antes. Inove com a possibilidade de fazer uma festa temática que agrade a todos.

Por exemplo, se o tema for música, monte um local que recorde um estudio de gravação com todos os aparatos (violão, microfone, guitarra, bateria, amplificadores, etc) deixando todo o ambiente nesse clima. Mas isso precisa de planejamento.

Invista em atividades para o entretenimento dos colaboradores, evitando ao máximo as “panelinhas”. Promova dinâmicas com times distintos; lembre-se que gestores, gerentes e colaboradores devem ser misturados.

Dessa forma haverá mais interação e, também, entrosamento na hora de desenvolver o trabalho. Entre outras atividades pode-se pensar em um karaokê e jogos.

Monte atrações que prendam a atenção de todos, inclusive a dos organizadores, e que proporcionem boas memórias e diversão. Aposte em bandas, discursos informais, sorteios de prendas, homenagens aos destaques do ano, etc. Use a criatividade!

A quarta dica é a escolha de fornecedores, pois será por meio deles que a distribuição e reposição dos comes e bebes funcionará assim, como, todo o serviço durante o tempo da festa.

O serviço se divide em: cozinheiros, garçons, aparelhagem da cozinha, louça e veículos. Uma dica é saber a estimativa de quantos colaboradores/ convidados compareceram ao evento.

Com esses quatro passos em mente sua festa de final de ano será um estouro!

Não se esqueça da segurança!

Apesar do clima ótimo e de festa que uma confraternização de fim de ano traz, é importante se atentar a segurança para que todo o festejo flua bem e sem riscos.

Por isso, ao escolher um local preste atenção em alguns detalhes.

O lugar precisa ter áreas destinadas ao descanso, pois caso alguém precise de repouso tenha um local onde ir; precisa ser um ambiente arejado.

Entretanto, protegido de chuva ou frio; iluminação adequada; ser um local de fácil acesso aos hospitais ou prontos-socorros; segurança; e opções de transporte seguro (fretado, por exemplo).

Com isso tudo checado e pronto, só resta aproveitar a comemoração e se divertir com os colegas da empresa, criar memórias inesquecíveis e novos amigos e networkings.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *