Feiras de negócio do setor audiovisual

Feiras de negócio do setor audiovisual

audiovisual

Para que as empresas se desenvolvam de forma adequada e correta uma série de elementos precisam ser levados em consideração, e uma delas é o desenvolvimento e a participação nas chamadas feiras de negócios.

Esses eventos são feitos em centro de eventos diversos e que podem ter variados temas e para diversos setores. Um dos setores que vem crescendo e expandindo é o setor audiovisual, e com isso, consequentemente as feiras de negócios voltadas a esse setor vem crescendo.

Neste artigo falaremos sobre a importância de participar de uma feira de negócios no setor audiovisual, que incluem, produção de filmes, séries, produção executiva, gravação de áudio para propaganda, figurino, entre muitos outros pontos.

O que são as feiras de negócios?

As feiras de negócios são um dos tipos de eventos corporativos mais importantes que existem, e não é por menos. Uma feira consistem em uma reunião de muitos tipos de expositores e participantes, que tem como objetivo:

  • Apresentação de negócios;
  • Comercialização de produtos;
  • Desenvolvimento de oficinas;
  • Interação entre fornecedores.

No setor audiovisual, as feiras de negócio se viram para a criação de networking, pitches de roteiros com produtoras, desenvolvimento de roteiros coletivos, e até mesmo tema de festa para se divertir durante as feitas.

Participar de uma feira de negócios é muito importantes para quem está começando a carreira e para quem está se consolidando, principalmente por encontrar os possíveis patrocinadores para suas produções fílmicas.

Assim, o objetivo das feiras de audiovisual visam:

  • Relacionamento;
  • Divulgação da marca;
  • Geração de negócios;
  • Construção de networking.

As feiras tem uma característica bem específica, os expositores ficam em chamados stands, então, o produtor ou produtora que for participar das feiras precisam desenvolver um projeto de stand para que a exposição dos serviços sejam adequados e de forma mais simples, atraindo os fornecedores certos.

As mostras e festivais audiovisuais

Um dos tipos de ações que podem ocorrer dentro das feiras e que também podem ser eventos separados e muito importantes dentro do mercado audiovisual, são as chamadas Mostras e Festivais.

Segundo a ANCINE – Agência Nacional do Cinema, esses dois tipos de evento são considerados uma das grandes vitrines das obras audiovisuais do Brasil, e inclusive as legislações do Brasil embasam legalmente esses eventos e alguns financiados pela Agência.

As mostra e festivais, assim com um letreiro de LED serve para que obras que foram produzidas sejam vistas pela maior parte das pessoas. Na maioria das vezes, são por meio desses eventos que as obras ganham a primeira vista.

São considerados um dos principais meios de difusão para novos profissionais do audiovisual, sejam diretores, produtores ou roteiristas. A grande vantagem desses eventos é que reúnem grande parte dos profissionais do setor, e que são segmentados.

Há mostras de curta-metragem, de longa-metragem, de mostras e festivais, específicas como de filmes estrangeiros, filmes nacionais e que são exibidas em circuito comercial ou não.

Os festivais e mostras também se apresentam como um grande estímulo à exibição de obras fílmicas, fazendo com que obras conhecidas ou desconhecidas cheguem em regiões distantes dos grandes centros realizadores.

Dentro do mercado audiovisual brasileiro a ANCINE é uma grande parceira, por ajudar na viabilização de Festivais e Mostras.

Portanto, o produtor ou produtora que deseja realizar um festival, uma feira ou uma mostra audiovisual, pode recorrer a Agência para apoio e em alguns casos para o financiamento destes.

Mercado em expansão

O mercado audiovisual brasileiro se encontra em expansão, principalmente, por conta do crescimento do chamado marketing digital, que impulsionou a carreira dos chamados videomakers, que são produtores individuais ou que possuem uma pequena equipe e que entregam um produto mais comercial, como propagandas, pequenos curtas e um trabalho forte com branded content.

Segundo dados da CISCO em 2017, a estimativa para o ano de 2020 é que 82% do tráfego da internet seja gerado por vídeo. O consumo de vídeos online tenderá a ultrapassar o da TV tradicional nos próximos anos.

Com tudo isso em mente, entendemos que assim como um petit four com goiabada adoça a vida, esses dados mostram que o setor está em expansão, e que a realização de feiras, eventos, mostras e festivais para o setor é fundamental.

Participar e produzir alguns desses eventos só possibilitam o desenvolvimento de boas relações e negócios promissores.