Festas e eventos: saiba como escolher a melhor opção de comida

Festas e eventos: saiba como escolher a melhor opção de comida

Festas e eventos, sejam eles empresariais ou sociais, precisam ser acompanhados de comida. Mas, como cada evento tem as suas especificações a alimentação das pessoas também ocorre de forma diferente em cada um deles.

Para que se faça a melhor opção alguns quesitos precisam ser levados em consideração, pois influenciam diretamente no tipo e escolha do cardápio, como:

  • Tempo reservado para a alimentação;
  • Local que ocorrerá o evento;
  • Espaço reservado para alimentação;
  • Forma que a comida será servida;
  • Tipo de evento;
  • Orçamento,
  • Quantidade de convidados.

Após analisados esses aspectos do planejamento é possível realizar a escolha correta.

Coquetel

O coquetel é opção elegante e que pode ser usada tanto sozinha como para anteceder ou suceder almoços ou jantares.

A sua flexibilidade permite que seja uma opção interessante para muitos eventos desde festas mais simples e com tempo pequeno a grandes eventos sociais.

Quando são eventos corporativos o coquetel para empresas é sempre uma boa opção, pois são comidas sofisticadas e não demandam muito espaço para serem servidas.

Além disso, por serem consumidas em pé, permitem que a socialização ou networking ocorra de forma mais fluida.

No coquetel pode ser servido:

  • Finger foods;
  • Canapés;
  • Salgadinhos;
  • Mini sanduíches;
  • Doces.

Com o objetivo de serem fáceis de manusear as porções são pequenas e permitem serem consumidas em uma unica mordida.

O coquetel pode ainda ser acompanhado ou não de bebidas alcoólicas, isso varia de acordo com cada evento. Além disso, eles podem ser servidos em mesas fixas ou por meio de volantes (garçons) que circulam no espaço servindo os convidados.

Coffee

O coffee break é mais utilizado em eventos nos quais há uma pequena pausa para alimentação e interação entre os participantes, para depois voltarem para continuarem as atividades do evento.

Sendo uma opção mais corporativa, os coffes são utilizados para eventos como:

  • Palestras;
  • seminários;
  • Reuniões;
  • Workshops;

Assim como o coquetel no coffee, os alimentos são servidos em pequenas porções e tamanhos para facilitar o manuseio e também a ingestão dos alimentos.

Nessa escolha de cardápio as bebidas não são alcoólicas e são aperitivos mais simples como salgadinhos. Uma vantagem do coffee é que ele pode ser moldado de acordo com o horário que ele será servido, assim pode ser uma opção independente do horário que ocorre o evento.

Buffet

Os buffets são mais indicados para eventos nos quais o tempo para a alimentação é amplo com espaço reservado para que os convidados possam se servir ou serem servidos e tenham um espaço apropriado para realizarem a refeição.

Nos buffets, a variedade de cardápios é imensa, por isso para não se perder dentre tantas opções é preciso saber qual o estilo da festa e dos convidados.

Normalmente os buffets são mais usados para casamentos, festas de aniversário, formaturas e outras comemorações como festa de batizado infantil.

Assim a quantidade de convidados é essencial, pois o valor varia de acordo com o número de pessoas que vão ao evento.

Os valores também variam de acordo com o tipo de evento, o buffet para casamento 100 pessoas ou mais, por exemplo tendem a ter um valor mais elevado do que os demais eventos.

A alimentação fica a critério do dono da festa ou evento, mas uma das vantagens desse opção é que é permitido servir qualquer tipo de comida desde as temáticas e complexas as mais simples e tradicionais.

A opção pelo buffet para casamento 100 pessoas também pode ser usada para garantir a qualidade dos alimentos e deixar o evento mais organizado.

Quando a opção é pelo buffet de churrasco é mais fácil agradar a todos com o ponto da carne e também garantir que o serviço será realizado a toda hora.

O evento

As opções de cardápios e estilos de comidas são muitos, dessa forma fica mais fácil adaptar uma das opções ao evento que será organizado, mas é importante ressaltar que além da alimentação para garantir um evento de sucesso é necessário muito planejamento e atenção aos detalhes.

Isso porque todos os elementos que compõem o evento como local, decoração, duração, atrações, apresentações, musicas e condução são importantes para que as metas sejam todas atingidas e que os convidados saim satisfeitos.

Uma dica para não esquecer nada durante a organização de evento independente do porte é realizar uma lista com todas as atividades e ações que precisam ser executadas para que nenhum detalhe fique de fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *