O delicioso universo dos buffets para eventos

O delicioso universo dos buffets para eventos

O ramo de festas e eventos é um dos mais promissores do nosso país. Várias pesquisas comprovam que mesmo em épocas de crise econômica e retração financeira as famílias e clientes buscam soluções como de buffet e espaços para festas.

Isso vale tanto para comemorar um casamento ou batismo, quanto para festejar uma formatura ou mesmo um aniversário.

Conforme ficou claro acima, as empresas de eventos atendem as pessoas físicas. Contudo, também há empresas especializadas em confraternizações e festas corporativas.

É verdade que, em alguns sentidos, esse trabalho pode ser substituído por pessoas que organizem uma sala, comprem um kit festa (conjunto tradicional de salgados para festa, docinhos, bebidas mais comuns e, às vezes, algumas decorações) e deem conta de montar o espaço para receber seus convidados.

Porém, conforme ficará claro adiante, não é tão simples e nem sempre se atinge o mesmo nível de qualidade.

As vantagens de se contratar um buffet

São inegáveis os diferenciais e vantagens que um serviço especializado pode trazer.

Graças a isso, os dois setores têm crescido bastante nas últimas décadas: tanto os de pessoa física, quanto os de pessoa jurídica. Só no ano passado o setor chegou a quintuplicar-se em tamanho e demanda de gente atrás de serviços de qualidade.

O setor de festas e evento atende, comumente, os seguintes tipos de celebrações:

  • As bodas e os casamentos;
  • Os aniversários e os batizados;
  • As palestras e os workshops;
  • Os congressos e os seminários;
  • As festas de debutantes, etc.

Os espaços para festas costumam permitir modalidades diferentes de evento e recepção. A mais comum diz respeito a refeições principais como almoço e jantar, o que exige que a lotação do local conte com a quantidade de assentos e acesso às mesas para apoio dos pratos e conforto dos clientes.

Outro formato possível é o dos coquetéis, caso em que a lotação não precisa considerar que todos os convidados se sentarão ao mesmo tempo.

Por exemplo, um espaço que comporta 300 pessoas sentadas, chega a comportar 600 pessoas de pé.

Esses e outros cuidados são apenas um exemplo da quantidade de fatores e obrigações que devem ser levadas em conta por uma empresa que se proponha a prestar um serviço de excelência no que concerne a promover festas e eventos.

Buffet alternativo: caldos, sopas e massas

Um dos fatores mais decisivos na hora de decidir qual empresa será a escolhida para prestar esse tipo de serviço é, certamente, o da gastronomia.

Tanto é assim que todas as empresas fazem rodadas de degustação com os seus potenciais clientes, o que aumenta a segurança sobre qual prestadora de serviço escolher.

Um exemplo clássico de serviço gastronômico dentro dessa área é o do buffet para casamento de churrasco.

Durante algum tempo o churrasco foi considerado popular demais para figurar nos cardápios de eventos como casamento e outros, que supostamente deveriam incluir opções mais refinadas.

Não apenas essa imagem tem mudado radicalmente nos últimos anos, como a proposta do churrasco também tem apresentado uma variedade bastante grande de formatos, alguns mais populares, outros nem tanto.

É o caso, por exemplo, das receitas que incluem opções orgânicas, opções de alimentação integral ou mesmo vegetariana.

Há vários espetinhos para veganos, saladas integrais e guarnições feitas com ingredientes orgânicos na maioria dos churrascos festivos que são promovidos por boas empresas da área.

Um exemplo de opção alternativa é a do buffet de caldos, que pode facilmente ser integrado ou misto com um de carnes e cortes.

Catering e a excelência do setor

Também é o que se chama de catering, justamente a parte do serviço de festas e eventos especializada na gastronomia. Geralmente esse serviço oferece caldos e sopas.

Dada a crescente opção de muitas pessoas por não consumir carne vermelha, ou mesmo nenhum tipo de carne, é cada vez mais comum integrar a opção de sopas e caldos no buffet de churrasco.

Segue abaixo o que esse serviço costuma servir:

  • Caldinho verde com calabresa;
  • Caldo de tomate e camarão;
  • Caldinho de cebola e feijão;
  • Caldo de abóbora japonesa;
  • Caldinho de mandioquinha, etc.

Finalmente, outra alternativa bastante diferenciada e que tem se popularizado é a do buffet de massas para aniversário, ou mesmo para celebrações mais tradicionais, como a de bodas.

O caso das massas e molhos se aproxima bastante do cardápio de sopas e caldos, e também costuma ser mais indicado para refeições noturnas e idealmente durante o inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *