O investimento no aluguel de palcos vale a pena?

O investimento no aluguel de palcos vale a pena?

Fornecer todo o tipo de equipamento e assistência necessária para fazer um evento acontecer é um nicho de mercado que se encontra em constante evolução, como é o caso da locação de palcos.

Em meio às altas demandas de shows, palestras e seminários em todas as regiões do país, acaba surgindo uma excelente maneira de ganhar dinheiro com o aluguel de palco. Mas será que o investimento vale a pena?

Continue lendo este artigo e descubra nos próximos tópicos se compensa ou não investir neste tipo de serviço.

Quando o serviço de palcos é solicitado?

Qualquer tipo de apresentação seja ela de uma banda, artista ou teatro, envolve muito mais do que apenas talento artístico.

Para que um evento proporcione ao público o máximo de qualidade e satisfação, é necessário o investimento em equipamentos adequados e trabalho técnico correto, para que o resultado ser o melhor possível.

É aí que entra o serviço de palco, que também serve para atender eventos, seminários, congressos e qualquer tipo de situação que necessite de um palco e tudo o que envolve uma apresentação completa.

Por conta dos prazos apertados, custo de transporte, viagens ou fatores que envolvem a manutenção da aparelhagem técnica, muitas produtoras acabam optando pela locação da maioria dos equipamentos utilizados nos shows.

Isso porque, além de ser mais barato, o serviço proporciona agilidade para a equipe em questão.

Alguns dos serviços mais solicitados em caso de shows e eventos são:

Rendimento do mercado de eventos

De acordo com dados colhidos no site do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o mercado de entretenimento e eventos é um dos que mais crescem no país, e movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano.

Sendo assim, os equipamentos mencionados no último tópico representam metade do valor de um evento.

Ou seja, levando em consideração que a maioria das organizadoras de eventos precisa, em algum momento, desse tipo de serviço, as empresas que atuam no nicho de aluguel de equipamentos para eventos têm grandes oportunidades de crescimento para os próximos anos.

Tipos de serviços

O aluguel de equipamentos também pode ser solicitado particularmente, para festas e confraternizações, por exemplo. Este é mais um motivo que comprova o rendimento financeiro que o empreendimento pode render.

Cabe destacar que, para festas infantis, de casamento ou de aniversário, a empresa pode oferecer aluguel de pista de dança, com DJ e decoração inclusos.

Mas, para oferecer esse tipo de serviço às festas é necessário investir em mão de obra qualificada.

No caso do DJ, por exemplo, é preciso contatar um que realize o tipo de função para aquele evento específico.

O mesmo vale para o serviço de iluminação para festa, que deve ser feita por uma equipe responsável e que ofereça o máximo de qualidade para o evento em questão.

Uma boa dica para garantir a qualidade sonora do evento, bem como o funcionamento adequado de cada equipamento, é investir em instrumentos de medição, que mede os decibéis emitidos pelos instrumentos sonoros, por exemplo.

Estrutura para eventos

A locação de estrutura também pode ser oferecida pela empresa que aluga palcos e outros equipamentos, principalmente para casamentos e feiras ao ar livre.

O bacana desse tipo de empreendimento é que ele pode ser atrelado aos demais serviços, como o de som e de palco.

As estruturas são fáceis e rápidas para serem montadas e proporcionam um visual mais atraente para o evento. Grandes festivais, festas e shows costumam usar as estruturas para o atendimento ao público.

Afinal, vale a pena investir no aluguel de palcos?

Cerca de 90% das empresas que oferecem serviços para o setor de eventos são de pequeno a médio porte.

Sendo assim, o aluguel de equipamentos, principalmente para empresas de eventos menores, como feiras e quermesses, acaba sendo uma excelente solução, pois não há necessidade de investir em objetos de última geração.

Ou seja, o ideal para quem está começando a investir nesse mercado, é começar por baixo.
Portanto, a organização de eventos, como congressos, feiras, shows e espetáculos tem atuado de maneira positiva no que diz respeito ao mercado de locação de equipamentos para eventos.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), o setor tem presenciado um crescimento de mais de 7% ao ano, só na última década.

Por ano, o mercado de locação de equipamentos para eventos cresce 10%. Ou seja, é arriscar ou perder a oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *