O que cabe a uma empresa organizadora de eventos?

O que cabe a uma empresa organizadora de eventos?

O propósito de uma produtora de eventos é planejar e organizar. Todavia, seus serviços não se resumem somente a isso.

O trabalho dos profissionais nessa área, conhecidos como organizadores, está em diversos segmentos. Cabe a estes profissionais, sistematizar todo o conceito de festas e eventos.

Desde a escolha da decoração, lista de convidados, sistemas de som, equipe de alimentação entre outras atividades.

Os organizadores devem possuir certa sensibilidade na hora de lidar com os clientes.

O que um profissional da área de eventos precisa?

Para festas e comemorações em geral, um organizador de eventos precisa estar sempre em contato com o contratante. Isso facilita bastante o trabalho de decoração.

Possibilitando uma escolha mais adequada ao que foi idealizado pelo cliente. Para trabalhar nessa área, é importante que o profissional seja conhecedor das novas tendências.

E seja capaz de trazer ideias únicas e funcionais, que sejam capazes de melhorar ainda mais os eventos. Inclusive, estar atualizado também implica em ser capaz de se adaptar.

Uma vez que a procura por empresa de organização de eventos, vem crescendo nos últimos anos, o perfil dos clientes varia bastante, então esses planejadores precisam ser capazes de ouvir empaticamente a cada um.

É imprescindível que o organizador de eventos também possua pontualidade e metodologia. Esses detalhes melhoram a imagem do profissional, tornando-o mais qualificado e requisitado.

Tendo em vista a quantidade de pessoas com que lidam e a quantidade de afazeres que assumem, a anotações precisam fazer parte do cotidiano desses profissionais.

Esses pequenos lembretes também podem ser usados para guardar nomes de contatos importantes, empresas de serviços, como o aluguel de ar condicionado, orçamentos variados, etc.

Com o tempo, vai se incorporando esses hábitos à rotina, facilitando o trabalho de organização. A comunicação é outra chave fundamental, para os que buscam ou já trabalham na área.

E não somente saber se comunicar com os clientes, mas ser capaz de negociar. É possível realizar eventos de bom gosto, mesmo com orçamentos apertados, uma vez que a pechincha pode ser uma grande aliada.

Ter uma base de conhecimento técnico, também é uma ferramenta importante. Apesar de não ser um atributo obrigatório, é um diferencial no currículo do profissional.

Esses conhecimentos podem ir desde conhecimentos elétricos e de sistemas de refrigeração, até saber auxiliar na manutenção e instalação de ar condicionado, em locais que não contam com essa estrutura, por exemplo.

No cenário, cursos de marketing, logística, informática, tecnologia, decoração de interiores e, até mesmo, psicologia tornam-se grandes aliados. A contratação de uma empresa organizadora garante ao cliente:

  • Contar com profissionais adequados;
  • Conhecer formas de decoração mais inovadoras;
  • Uma gestão mais ampla dos gastos;
  • Contratação de equipes extras, como de buffet;
  • Avaliação da estrutura onde será realizado o evento;
  • Resultado final mais próximo ou superior ao que se imaginou.

Dicas para a decoração e segurança

Planejar e decorar um evento, deixa de ser um desafio no momento em que há uma preparação prévia por parte da equipe de organização.

Eventos em SP costumam sofrer com a falta de espaço no local escolhido, inclusive, esse é um dos principais problemas encontrados no mercado.

Para contornar isso, é importante haver um controle do número de convidados e também uma visita prévia ao local que sediará a comemoração, conhecer a estrutura e analisar a capacidade de suportar o porte do evento.

Não somente isso, mas é necessário realizar a verificação de medidas básicas de segurança, como:

  • Prazo de validade dos extintores;
  • Localização das saídas de emergência;
  • Localização de banheiros;
  • Situações dos geradores e do sistema elétrico;
  • Etc.

A decoração precisa ser planejada de maneira dinâmica e de acordo com os gostos do cliente – que pode ser uma pessoa física ou empresa.

Tendas para eventos corporativos e estandes são escolhas atuais, pois criam ambientes a parte, podendo ser gazebos ou, até mesmo, tendas infláveis.

O aluguel de tendas para festas é feito em quase todo o país e seus preços podem variar de R$500,00 R$1.000,00, de acordo com as dimensões.

O uso de placas em eventos facilita o tráfego de pessoas dentro do espaço, reduzindo acidentes e proporcionando praticidade aos convidados.

As placas podem contar com indicações de espaços de maior interesse público, como guiar os visitantes até os banheiros, locais de alimentação, saídas, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *