O que você sabe sobre a infraestrutura de eventos?

O que você sabe sobre a infraestrutura de eventos?

Atualmente, a infraestrutura de eventos conta com muitas formas de ser montada, indo desde as coberturas até a formulação de peças, teatros e apresentações com foco na aproximação do público com a intenção do evento.

Toda essa infraestrutura atual tem passado por modificações constantes, a maior parte delas é fruto de um mercado em ascensão para responder às necessidades de vários tipos de eventos que são feitos pelo mundo.

Com isso, se tornou mais complicado conhecer os principais quesitos de um mercado tão mutável assim. Pensando nisso, este artigo tem como intuito elucidar as principais informações referente a infraestrutura envolvendo eventos.

Organizando a entrada do evento

A organização geral é um dos principais quesitos para saber se um evento foi bem sucedido ou não. Isso porque não adianta ter apresentações magníficas, mas não contar com a organização das atrações, entrada no evento, ou na programação como um todo.

Por este motivo, é interessante causar uma boa impressão desde o primeiro contato do público com o evento. Nesse sentido é interessante contar com ferramentas que otimizem a entrada ao mesmo tempo que proporcionem segurança.

Confira nos tópicos abaixo como organizar de forma correta a entrada em um evento:

1. Catracas

O uso de catracas tem se tornado cada vez mais comum, isso porque elas proporcionam um esquema de entrada um pouco mais direto para os participantes.

No entanto, a principal vantagem de utilizar esse tipo de equipamento são as funcionalidades envolvidas no recolhimento de informações.

Para se ter uma ideia, é possível citar que se os eventos forem feitos com muita frequência, é possível entender em quais horários houveram picos de saída e entrada de pessoas.

Contar com ferramentas como essa permite reunir informações constantes, o que torna possível formular um desenho de contenção mais focado e mais produtivo, além de conhecer o seu público.

2. Pedestal de fila

Um outro equipamento muito utilizado e simples é o pedestal.

Esse item geralmente conta com uma espécie de corda ou corrente para formular um desenho adequado da fila, organizando a entrada das pessoas.

Contar com essa ferramenta faz com que as pessoas não fiquem de fora da fila além de evitar os famosos fura-fila, evitando que os clientes sejam prejudicadas. O pedestal ajuda também na entrada controlada de pessoas, diminuindo riscos de acidentes e aglomerações.

Coberturas

Para além da organização do local e do evento em si, é importante contar com uma estrutura adequada de forma a proporcionar mais bem-estar para os participantes do evento, isso sem mencionar a segurança e a proteção contra intempéries.

Desse modo, após organizar uma entrada com perfeição no evento é preciso cuidar da estrutura interna. Veja algumas coberturas e estruturas físicas para o seu evento:

1. Cobertura articulada

A cobertura articulada é um equipamento altamente recomendado por proporcionar uma experiência muito significativa para o seu público. Principalmente por ser um item extremamente elegante e fácil de se manusear.

Como a cobertura é articulada, ela permite que seja modificada de certas formas para proporcionar uma luminosidade mais natural em locais semi-abertos.

2. Barraca

O uso das barraca tem se tornado muito comum por ser um tipo de peça que concilia um ótimo custo-benefício e pode ser editável de acordo com a necessidade do evento.

Desse modo, esse item é recomendado para eventos que terão vários tipos de apresentações, produtos ou serviços sendo expostos.

Isso ocorre porque esse item permite a subdivisão da parte interna em sessões, por aproximação de conteúdo, deixando o lugar muito mais organizado para o público.

O método mais comum para a obtenção do item é fazer o aluguel de barracas. Isso porque o aluguel possibilita escolher o material e o tamanho da estrutura de acordo com a necessidade do evento.

Por outro lado, uma vez que o item é adquirido não poderá editar a barraca, assim ficando preso em somente um tipo de modelo.

3. Tendas

Contar com tendas em eventos é uma tendência que tem tomado conta do setor de eventos. Isso porque, diferentemente do item abordado no tópico anterior, as tendas são recomendadas para eventos mais abertos, que tem a intenção de proporcionar para o público uma circulação mais natural pelo evento.

Da mesma forma, o aluguel de tendas é a forma mais adequada de usufruir dos benefícios deste produto.

No mercado atual é possível encontrar alguns tipos de tendas, como:

  • Tenda piramidal;

  • Tenda sanfonada;

  • Tenda galpão;

  • Tenda chapéu de bruxa.

4. Toldos

O uso desse material tem se tornado comum principalmente como um complemento para os itens abordados nos tópicos anteriores.

De modo geral, os toldos podem ser feitos por meio de uma variedade bem de produtos. No entanto, os modelos mais comuns são os feitos de lona, pois proporcionam proteção contra todo tipo de intempéries.

Exatamente por esse motivo, esse tipo de cobertura é voltada para áreas abertas.

Estrutura backdrop

Além das coberturas já citadas, é preciso ressaltar que uma estrutura backdrop poderá responder de forma adequada em situações em que se faz necessário proporcionar espaços para algum palco ou cenário de apresentação.

De modo geral, esse item é um material muito versátil e fácil de achar no mercado.

Vale ressaltar que para qualquer tipo de cobertura abordada aqui é preciso realizar uma pesquisa minuciosa sobre as principais necessidades em questão de infraestrutura do evento, para assim escolher os materiais que atenderão da melhor forma a demanda do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *