O uso dos balões nos eventos e festas

O uso dos balões nos eventos e festas

Quando vamos em alguma festa, seja ela de criança, um casamento, chá de bebê ou uma simples comemoração entre amigos, é comum a presença de inúmeros objetos de decoração, entre eles, os famosos balões (também chamados de bexigas).

Coloridos e chamativos, esses itens alegram o ambiente e dão mais vida ao evento, por esse motivo, são tão populares em quase todas as festas.

Mas, o uso dos balões nos eventos já não é de hoje: desde muito antes, eles já eram populares. De acordo com registros históricos, os primeiros balões foram feitos pelos Astecas, na região central do México, em meados do século XV.

Eles utilizavam vísceras de animais, que eram elásticas e, assim, confeccionavam uma espécie de brinquedo. No mesmo período, os indígenas também usavam “balões” feitos de animais marinhos.

Mas, com o desenvolvimento técnico e a descoberta de novos materiais, como a borracha, abandonou-se a confecção de balões com partes de animais.

O primeiro balão de borracha, bastante similar ao que conhecemos hoje, foi inventado pelo Professor Michael Faraday, em 1824. As bexigas da época utilizavam látex leitoso das seringueiras e inflavam com hidrogênio. Em 1847, J.G. Ingram, de Londres, desenvolveu os primeiros balões de borracha vulcanizada.

Balões como artigos de festas e instrumentos promocionais

Atualmente, é possível encontrar bexigas de todos os tipos, como é o caso dos balões metalizados, feitos com materiais específicos que dão um toque sofisticado à esses elementos.

Além da cor com aspecto metalizado, esse tipo de bexiga pode ser confeccionada em diversos formatos, como corações, números, letras e entre outros. Desse modo, é possível empregar o balão em vários tipos de eventos, incluindo:

  • Balões com números para festas de aniversário;
  • Balões com letras para festas surpresas;
  • Balão metalizado coração para ensaios de casamento;
  • Balões com desenhos para festas infantis.

Além desses balões personalizados e metalizados, é possível encontrar outros modelos de bexigas, como por exemplo, as com material transparente.

Esse tipo de balão tornou-se muito popular, pois oferece um toque de sofisticação ao evento, por meio da aplicação de um elemento decorativo simples.

Há, ainda, o balão personalizado com lâmpadas de LED, que chamam atenção do público, ou que pode ser impresso com o logo de uma empresa e/ou marca.

Esse tipo de bexiga é excelente para os eventos promocionais e ações de marketing, sendo uma forma criativa de atrair a atenção do público, a partir do uso de elementos nostálgicos, no caso, os balões.

Além disso, outro ponto muito vantajoso do uso das bexigas em todo o tipo de evento diz respeito ao preço de investimento. Em geral, todos os modelos de bexigas, incluindo o balão promocional com personalização tem um preço de investimento muito acessível e, desse modo, o artigo é cada vez mais popular nos eventos.

Equipamentos para encher bexigas e balões

Um balão não é um balão completo se não estiver inflado. Ele pode ser enchido com o ar dos próprios pulmões, ou com equipamentos específicos, como infladores com gás hélio (principalmente, para quem deseja um balão leve, que possa permanecer no ar por mais tempo).

A densidade do hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve, no entanto, esse gás somente pode ser aplicado em alta pressão, daí a necessidade de um equipamento inflador de balões.

Existem empresas especializadas em enchimento de bexigas, que contam com máquinas de pressão do hélio, bem como de outros gases, dependendo das necessidades e desejos de cada cliente.

Dessa maneira, é possível escolher qual o tipo de gás que melhor atende às especificações de cada bexiga. É preciso ter atenção, pois alguns modelos de balões não têm a resistência adequada para suportar enchimento em alta pressão.

Em alguns casos, é possível adquirir o balão inflável personalizado já com o gás em seu interior. Isso facilita a decoração, pois o cliente não precisa dispor de tempo para encher a bexiga, sendo possível decorar o ambiente de modo mais rápido e prático.

Contudo, deve-se sempre levar em consideração todos os aspectos da festa para escolher o melhor balão. É recomendável prestar atenção nas cores e combinar as bexigas com as tonalidades usadas na mesa da festa.

No caso de eventos corporativos, os balões devem ser personalizados em conformidade com a identidade visual da marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *