Organização de uma festa de formatura

Organização de uma festa de formatura

formatura

Após anos de estudos, dedicação, compartilhamento de medos, tristezas, alegrias e felicidades é hora da formatura, seja da faculdade ou do ensino médio. Esse momento é de felicidade e portanto precisa ser comemorado com seus amigos e familiares.

Assim, é muito comum as chamadas festas de formatura que são organizadas pelos alunos, geralmente, em comissão em acordo com outras turmas.

É uma festa grande, que quase sempre começar a ser desenrolada no meio do curso e envolve muitos processos, desde a definição do tema de festa, escolha de buffet, sistemas de som e outros pontos.

Existem muitos tipos de festas de formaturas, algumas mais reservadas como os jantares de formatura, e outras mais agitadas que ocorrem logo depois da colação de grau.

Neste pequeno artigo abordaremos sobre o que é preciso para organizar uma festa muito divertida e que todos possam participar de forma clara e bem feita e com muita música com DJ para festa e outros componentes.

A comissão de formatura

Para qualquer tipo de festa o planejamento e a antecedência é o ponto chave, e para uma festa de formatura é essencial a definição do que chamamos de comissão de formatura. Como as turmas dos cursos são muitos, alguns precisam ficar responsáveis pela organização.

A comissão então é fundamental para verificar todos os pontos da festa, como a escolha dos fornecedores do buffet completo para formatura, do local e o valor, para depois ser deliberado por todos os que participarão da festa.

Assim, a comissão consiste em um grupo de representantes da sala que ajudarão na organização da festa. Esse grupo, geralmente, a escolhido pela sala e claro, quem estiver no grupo precisa estar empenhado em fazer a melhor festa possível.

Em seguida a comissão se junta e faz a chamada pesquisa com a turma para a definição dos principais tópicos da festa para que então a cotação seja feita com os fornecedores certos.

Alguns tópicos que precisam ser definidos é:

  • O bar;
  • O buffet;
  • Atrações musicais;
  • Iluminação para DJS;
  • Arrecadação de verbas secundárias.

A arrecadação é muito importante para que a festa ocorra e principalmente para a definição de quantos convidados cada pessoa poderá chamar. Por isso, que rifas, sorteios são elaborados para que haja a arrecadação necessária para essa definição.

Feito isso é feito a cotação de acordo com o briefing e a verificação dos preços e de acordo com a arrecadação secundária. Feito a cotação, a escolha da empresa de formatura pode ser feita e definida.

Assim, todo esse processo é feito pela comissão com deliberação da turma. No tópico veremos alguns pontos específicos para que a festa funcione de forma adequada.

Tópicos necessários para a festa de formatura

Muitas vezes mesmo com uma formatura mais agitada com festa com DJ, main power som profissional, os alunos escolhem fazer um jantar para comemorar com os familiares.

Assim, é possível fazer esse jantar em terraços ou no mesmo espaço da festa em um ambiente dividido.

Tanto o jantar como a festa precisa ter um menu bem feito. Então, escolha com critério para que não haja arrependimento após a festa. Há tanto os buffet self service como as de coquetel com finger foods.

Escolha aquele menu que você consegue vislumbrar que os convidados gostarão e que se sentirão bem servidos.

Em alguns casos a empresa de formatura se responsabiliza pela segurança do local, porém, algumas não, assim, a comissão pode por como uma despesa a contratação de empresa de segurança para festas, mas que é fundamental.

Toda essa organização e deslumbre não pode ser esquecido, então é importante ter um fotógrafo. As vezes as empresas de formatura incluem o serviço no pacote, porém, não é de grande qualidade.

Assim, fica a dica de contratar um fotógrafo e um videomaker, para fazer fotos bem feitas e um vídeo de comemoração bem feito e que faz com que as lembranças sejam eternizadas.

As músicas são outro elemento importante para a festa e a contratação de um DJ é fundamental para isto. Por fim, é muito importante fazer os convites, tanto pessoais como virtuais, para que sejam entregues aos convidados.

E então depois só curtir a tão esperada formatura. Vimos então que esse tipo de festa é composto de uma série de elementos e que para que dê certo e seja satisfatório é fundamental a antecedência e o planejamento. Fazendo esses dois tópicos a festa será um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *