Os cuidados necessários com a sonorização de eventos

Os cuidados necessários com a sonorização de eventos

A criação e organização de eventos é algo sempre delicado, isso porque envolve muitos detalhes, desde a demanda de público, atrações, o local, peças e sonorização.

Esse último ponto em específico é algo que requer ainda mais atenção, principalmente em shows, isso porque o som tem o poder de entregar ao público coisas novas, atrair e conectar emocionalmente, um evento em que a sonorização está adequada é sempre mais atraente.

Muitas pessoas confundem qualidade sonora com volume, nem sempre um som alto quer dizer um som de qualidade. Pensando nisso, esse artigo foi criado para destacar os cuidados ao procurar uma sonorização adequada para o seu evento.

Planejamento, estrutura e aplicação

A sonorização funciona como um projeto, e como todo projeto deve ser dividido em etapas para que cada uma seja cumprida de forma correta e se conecte com a próxima, formando assim um projeto completo de sonorização.

Muitas pessoas optam por passar esse projeto à uma empresa de sonorização, que, por sua vez, dará todo o respaldo, mas ainda assim, é importante entender como funciona a criação desse projeto.

O planejamento

Após escolher o local onde será feito o seu evento, é preciso começar a planejar qual a melhor estratégia sonora, e isso muda muito de acordo com o ambiente e, inclusive, do material que é feito as paredes do lugar.

Isso porque é necessário levar em conta a reverberação de som. Em locais grandes é preciso ter caixas mais potentes e mais próximas, que geralmente são colocadas no teto para que tenham reverberação por todo o local. Mas, nesses ambientes, dependendo do evento, é possível que não exista somente um tipo de som.

Muitos eventos optam por ter 2, 3 ou mais palcos para apresentações simultâneas, nesses casos, é preciso pensar em como a sonorização de um local não atrapalhará o outro, pensando em caixas que sejam de fácil manipulação sonora mesmo a distância para que se um palco atrapalhar o outro possa ter o volume controlado, a sonorização de eventos deve sempre levar em conta como funciona o local para poder aplicar um projeto estratégico.

Da mesma forma, em locais pequenos onde não se conta com vários palcos, é preciso entender exatamente qual tipo de caixa será preciso pois se tiver um grave ou um volume muito alto que se reverbera por todo o evento irá atrapalhar a comunicação das pessoas.

Se o seu evento tem um foco voltado para o networking (comunicação entre pessoas), por exemplo, esse é um ponto para se volta a atenção.

A estrutura

Essa é a parte do projeto onde, após entender muito bem o local, pensará em como o som irá influenciar a estrutura do seu evento, pensar nos equipamentos de movimentação e armazenagem do som para que não se tenha problema na hora de montar e desmontar toda a estrutura.

Imprevistos sempre acontecem e devem estar presentes no planejamento, então é preciso ter uma forma de manutenção rápida do som, projetando um sistema de substituição adequado para o som e garantir que possa fazer a montagem e desmontagem de forma rápida.

Eventos que possuem sons de tetos (que geralmente ficam presos em estruturas metálicas elevadas) são de difícil manutenção e, para isso, contam com várias linhas de som que são interligadas pelo mesmo sistema, se alguma delas der problema, é possível substituir por alguma linha que ficou desativada propositalmente, mantendo o som adequado a todo o tempo.

A estrutura do local deve ser toda pensada em como otimizar a manutenção do som, tanto na hora de aplicar, quanto na manutenção em tempo real e também na hora de desmontar.

Aplicação

Aqui é onde todo o som e luz para eventos será aplicado, é o momento que deverá ser facilitado pelos 2 pontos anteriores. Se o projeto for seguido de forma correta, esse passo será feito de forma tranquila e sem apresentar muitos problemas.

Lembrando que nessa aplicação deve-se ter todo o cuidado necessário com os equipamentos, para isso é recomendado o uso de equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais corretos. Garantindo segurança e eficácia.

Todo o projeto de sonorização deve ser pensado milimetricamente, levando em conta:

  • Volume;

  • Caixas;

  • Som ambiente;

  • Público;

  • Local.

E muitas outras coisas. Um ponto que vale se destacar é pensar no seu público-alvo e o que esperam do seu evento, para poder entregar um evento que corresponda a demanda do pessoal que irá comparecer.

Muitas pessoas optam pelos serviços de alguma empresa de sonorização e iluminação para que se tenha um projeto adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *