Os melhores ambientes para um evento corporativo

Os melhores ambientes para um evento corporativo

O evento corporativo consiste em uma ótima escolha para empresas que buscam crescer, pois eles apresentam benefícios em diferentes aspectos.

Ao realizar um evento, a sua empresa fortalece seu posicionamento, trabalha o seu networking (seus contatos, suas relações de mercado), motiva os colaboradores e chama a atenção, tornando a marca memorável.

Existem muitos outros pontos positivos consequentes de um evento e isso explica o porquê dessa atitude se popularizar. Mas não é tão simples assim, muitas dúvidas surgem quando se decide fazer um evento.

Por onde começar a organização do evento corporativo?

O primeiro passo para realizar um evento empresarial é o planejamento. A fase inicial é o momento de tomar decisões importantes e começar a se preparar para a produção do evento em si.

Então, esse é o momento de escolher qual tipo de evento corporativo será, quantas pessoas comparecerão, quais serão os seus parceiros, planejar e iniciar a divulgação etc. Os tipos de eventos para empresas mais comuns são:

  • Congressos;
  • Conferências;
  • Convenções;
  • Palestras;
  • Feiras de workshops;
  • Seminários.

Para definir qual evento realizar, você deve priorizar um objetivo. Se a intenção for motivar o colaboradores, uma convenção pode ser a melhor escolha. Se o objetivo for atrair mais clientes e interagir com o público consumidor, uma feira de workshops pode ser uma boa ideia.

Essa é uma decisão estratégica que deve ser tomada depois de analisar a situação interna da empresa. Depois de decidido o tipo de evento, escolha um tema, pois assim terá uma direção para começar o planejamento.

Avalie a sua lista de contatos e saiba quais combinam com a ocasião. Entre em contato com os fornecedores. Colete ideias e descubra quais são e quais não são viáveis. É recomendado que o local seja escolhido assim que o porte do evento seja estabelecido.

Qual o melhor ambiente para o evento corporativo?

Encontrar uma empresa de eventos para locação de espaço é algo que deve ser feito em etapas, para escolher corretamente. A primeira etapa é decidir a região na qual a locação será procurada para o evento corporativo.

A região deve ser frequentada pelo público-alvo ou eventos semelhantes devem acontecer ali. A segurança e a acessibilidade também são fatores importantes. Na maior parte das vezes, não é necessário escolher uma região próxima da empresa.

Logo após, o tamanho do espaço precisa ser escolhido. Sempre mantenha em mente que não são apenas os convidados que ocuparão espaço, pois ainda há a equipe que trabalhará no evento, os equipamentos e os produtos.

Escolher um espaço muito maior que o necessário pode parecer uma boa ideia para evitar problemas de superlotação, mas um espaço para eventos grande demais passa a impressão de estar vazio, trazendo a sensação de que o sucesso esperado não foi alcançado.

Questões como boa acústica no local, presença ou não de cozinha, material para projeção e outras são específicas para o tipo de evento que você escolheu. Tudo isso deve ser pensado logo de início, para que improvisos não sejam necessários posteriormente.

Trabalhar com uma empresa de confiança também deve ser prioridade, afinal a locação é um dos principais fatores para o evento. Por isso, sempre se informe quanto aos documentos que a empresa possui, se ela realmente tem permissão dos órgãos responsáveis para fazer barulho naquele horário, se o prédio oferece a segurança necessária e outros detalhes.

Quando o veredito for dado e você souber o local do evento, pense na decoração. É fundamental definir quais móveis precisarão ser levados ao local, o sistema de luz e de iluminação, os itens decorativos (como painéis de divulgação) e tantos outros pontos. Mais uma vez, mantenha em mente o tipo de evento e o publico que comparecerá.

Uma empresa de tecnologia pode investir mais em iluminação e ousar na decoração, inspirando-se na estética futurista. Já uma empresa de estética pode decorar o local com mais glamour, características femininas e mais minimalismo. O fato é que o local deve representar a sua empresa.

Como são muitos pontos a considerar, é comum que se contrate os serviços de um organizador eventos, alguém que cuidará de toda a parte burocrática, fará as pesquisas de mercado e, enfim, deixará apenas as decisões estratégicas para você.

Em conclusão, um evento corporativo de sucesso demanda um planejamento detalhado e prudência. Se tudo for feito com calma e pensamento estratégico, não há porquê dar errado. Com certeza, é uma ação que impactará positivamente na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *