Quais os tipos de toldo para ambientes?

Quais os tipos de toldo para ambientes?

A cobertura é um elemento indispensável para a proteção dos mais variados locais e diversos modelos podem ser encontrados, como os toldos, que são classificados como coberturas secundárias, pois comumente são instalados em janelas, portas e outros locais em fachadas.

Quando se trata especificamente de locais para eventos, pode ser uma maneira de ampliar o lugar e/ou promover a proteção contra intempéries.

Já em relação à confecção, comumente materiais como poliéster, algodão e fibra acrílica são aplicados, enquanto a estrutura de sustentação pode ser composta por madeira, alumínio ou aço. Entre os modelos que podem ser encontrados, estão:

  • Toldo retrátil;
  • Toldo fixo;
  • Toldo de articulado;
  • Toldo capô;
  • Toldo túnel.

O toldo retrátil se diferencia do fixo justamente por possibilitar a mudança de estado após a instalação. No entanto, para locais em que a liberdade no manuseio não é um ponto visado, modelos fixos podem ser mais favoráveis.

Em ambos os casos, as estruturas mais adotadas são as metálicas, porém, é importante que sejam resistentes para evitar desgastes precoces.

Ainda mais, o tecido comumente é encontrado em toldos retráteis, enquanto o toldo em policarbonato é uma opção voltada para o fixo devido à estrutura mais rígida que apresenta.

toldo de enrolar viabiliza que seja aberto e fechado com facilidade, sendo um tipo de toldo retrátil. Por esse motivo, a luz e a ventilação do ambiente podem ser controladas com maior praticidade.

Já o modelo capô é amplamente utilizado em janelas pequenas, em especial, as alternativas semicurvadas, devido à maior proteção e sensação de conforto que oferecem por conta do direcionamento.

Por fim, a alternativa em túnel é muito comum em passagens como corredores e entradas em locais abertos que exigem proteção, podendo ser um pouco mais amplo que alguns modelos de acordo com o lugar de instalação.

Conheça mais características sobre o toldo de policarbonato

Conforme abordado, o policarbonato é um material mais rígido do que outras opções, porém, esse não é um atributo que torna o material pesado e consequentemente, o manuseio é considerado de grande praticidade.

Além desses aspectos,  para quem busca por toldo transparente, essa é uma alternativa muito requisitada, principalmente por viabilizar um melhor aproveitamento da iluminação natural.

Além disso, o material tem grandes vantagens associadas ao conforto térmico, uma vez que a condutibilidade é inferior quando comparada aos outros materiais, por exemplo, o vidro, suportando também grandes variações de temperatura.

O policarbonato é obtido por meio de resinas originadas do carbono e também apresenta resistência à abrasão. Entre os materiais que podem ser instalados estão a madeira, aço e o alumínio.

As distinções entre toldos e barracas

Os toldos e barracas são coberturas importantes e atendem finalidades distintas. Os primeiros itens, conforme apresentado no decorrer do texto, são coberturas secundárias, enquanto as barracas, também procuradas como tendas para eventos, são primárias e podem atender a usos diversos em áreas amplas ao ar livre.

barraca sanfonada é uma das principais alternativas requisitadas, principalmente pela facilidade que apresenta na montagem e desmontagem. Assim como os toldos, também podem ser estruturadas com madeira ou metal, porém, nesse caso são situadas no solo.

Por esse motivo, comumente as barracas são utilizadas em casamentos ao ar livre, aniversários, armazenagem de materiais em construções, entre outras possibilidades.

Em alguns casos, a locação pode ser mais favorável, principalmente quando se trata de uma construção ou evento ao ar livre. No entanto, dependendo do uso, o custo-benefício da aquisição pode ser superior, é algo a ser analisado em cada caso.

De forma geral, tanto os toldos como as tendas apresentam grande durabilidade, porém, é algo que depende das propriedades de cada produto.

Ainda mais, a estética é algo que tem grande influência, principalmente no caso dos toldos que assumem instalações fixas. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado com os modelos selecionados, seja para a instalação em uma residência ou comércio, em especial, com a combinação com o revestimento e com a identidade da empresa se for o caso.

Independente do modelo a ser selecionado, é preciso que a cobertura de fato tenha compatibilidade com o ambiente de instalação, principalmente ao considerar que são elementos imprescindíveis para a proteção, seja temporária ou definitiva em locais de eventos.

Dessa forma, recorrer a empresas de confiança para escolher os produtos mais adequados é decisivo para garantir a qualidade e evitar prejuízos, como desgastes precoces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *