Qual a melhor estrutura para casamento?

Qual a melhor estrutura para casamento?

Os casamentos ao ar livre são uma tendência que conquista cada vez mais adeptos. A iluminação natural (quem não gostaria de se casar ao pôr do Sol?), o contato com a natureza, a brisa, tudo isso por um preço muito mais acessível que a locação de um lugar fechado.

Nesse estilo de casamento, há menor modalidade e a iluminação natural garante fotografias perfeitas. Entretanto, é necessário se preocupar com a estrutura do casamento, para que a luz solar, os ventos e mesmo uma possível chuva não prejudiquem a festa.

Tendas: praticidade e beleza

As Tendas para eventos são soluções comuns para eventos ao ar livre, pois conseguem resolver todos os problemas por um preço acessível. Elas oferecem conforto térmico, são de fácil e rápida instalação, protegem contra os raios solares, contra a chuva e contra ventos além de serem muito bonitas.

Existe uma série de modelos diferentes de tenda e cada uma possui especificações relevantes que devem ser avaliadas antes da compra. Dependendo da estação do ano, número de convidados, estilo decorativo, horário da festa, enfim, dependendo de como será o evento pode haver uma tenda melhor ou pior para a situação.

Em linhas gerais, o mercado disponibiliza seis tipos diferentes de tenda para eventos ao ar livre:

  • Tenda sanfonada;
  • Tenda piramidal;
  • Tenda tensionada;
  • Tenda galpão;
  • Tenda iglu (bolha);
  • Tenda chapéu de bruxa.

A tenda sanfonada não é vista como uma Tenda para casamento, sendo mais usada para outros eventos, como convenções corporativas ou plantões de venda.

A sua praticidade de montagem e desmontagem é impressionante e o seu preço é baixo, ela pode ser montada em apenas 2 minutos. Recebe esse nome porque é formada por chapas de ferro armadas em formato de sanfona.

A tenda piramidal, por sua vez, são muito usadas em casamento. Elas podem ser montadas em qualquer lugar plano e podem atender a eventos maiores. A sua principal vantagem é a estética, são tendas conhecidas por seu ar de requinte. Em situações de chuva, não há risco de vazamento de água para o seu interior.

A tenda articulada tensionada possui a vantagem de liberdade de design, podendo aparecer em diferentes formatos e vencer grandes vãos. Elas são leves e podem ter diversos pontos de apoio. Não são tão comuns em casamentos, mas, dependendo do modelo escolhido, podem ser uma ótima opção.

A tenda galpão também é chamada de pavilhão e é usada por empresas, sendo aberta para facilitar a movimentação de caminhões e outros transportadores industriais.

Já a tenda iglu é uma tendência na locação de tendas para casamentos. Como o nome indica, o formato da tenda lembra um iglu de gelo.

Por conta de seu formato inovador, ela chama muito a atenção e o efeito visual com luzes é interessante. Muitas pessoas escolhem por uma lona transparente para essa tenda, de modo a refletir as luzes escolhidas.

Por fim, a tenda chapéu de bruxa também é sucesso em casamentos e seu diferencial é a qualidade acústica em seu interior. Como o nome indica, o seu centro é “pontudo”. Elas podem aparecer em diversos tamanhos, também sendo ótimas opções para festas menores.

É importante notar que, independente da tenda escolhida, a decoração da estrutura deve ser uma prioridade. Com flores, luzes, tecidos, plantas, lanternas, são muitas as opções.

Sempre considere a iluminação natural que o momento vai oferecer, para evitar que o ambiente acabe ficando escuro. A segurança também precisa estar sempre em mente.

Coberturas para eventos

Ao invés de usar uma tenda, pode-se escolher apenas por uma cobertura. Sobretudo quando o casamento ocorre em um lugar que não é completamente aberto, mas não possui uma proteção contra o Sol e chuva.

A Cobertura metálica é a opção menos custosa e oferece conforto térmico acústico ao ambiente. Entretanto, o bloqueio da luz natural pode ser um incômodo.

Para quem deseja um casamento durante o dia e quer aproveitar a iluminação solar, sem perder os benefícios de uma instalação rápida e prática, é interessante escolher por uma cobertura de policarbonato.

Esse material permite a passagem de luz, mas bloqueia os raios ultravioletas e a passagem de calor. Assim, o conforto térmico ainda existe.

Em conclusão, as tendas e coberturas são as melhores estruturas para um casamento ao ar livre. São pouco custosas, de fácil instalação e não prejudicam na estética do evento. A dica é sempre fazer uma pesquisa de mercado e planejar a decoração de antemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *