Principais aspectos de sistemas de som e coberturas para eventos

Principais aspectos de sistemas de som e coberturas para eventos

Em eventos, a ambientação da celebração e a disponibilização de um sistema de som são itens básicos e essenciais.

Seja para tocar música ou ouvir um palestrante, os alto-falantes devem estar presentes. De preferência, que ofereçam graves, médios e agudos nítidos, sem grandes perdas ou distorções, principalmente no caso de festas com música. Esse tipo de cuidado aumenta a satisfação dos convidados consideravelmente.

Devido à importância de ambos os assuntos, neste texto, abordaremos os procedimentos necessários para realizar a ambientação e a sonorização de um evento com eficiência e qualidade. Confira!

Nos sistemas comumente encontrados no dia a dia há uma série de quesitos técnicos decisivos na produção e aplicação da aparelhagem e o mesmo vale para as coberturas e tendas.

De fato, o setor de eventos precisa dos mais variados segmentos e, por essa razão, identificar os recursos mais adequados para cada categoria é indispensável.

Por exemplo, ao se tratar de coberturas transparentes, o vidro laminado e o policarbonato, muito utilizados pela indústria, são os principais materiais empregados e existem distinções que devem ser consideradas de acordo com cada local de aplicação.

Afinal, esse tipo de cobertura exige que a transparência seja conciliada com o controle de luminosidade e conforto térmico, ideais para eventos em que a luminosidade do sol é necessária.

Além desse benefício, uma cobertura protege sua festa de intempéries, como sol forte, chuva e ventos. Portanto, você não precisará interromper seu evento ainda que a previsão do tempo tenha se enganado ao mostrar que não choveria, quando choverá, por exemplo.

Apesar das distinções, as duas alternativas devem ser submetidas a um tratamento refletivo específico para que o equilíbrio necessário seja atendido.

Primeiramente, no caso do policarbonato, as seguintes características são observadas:

  • Instalação simples;
  • Possibilidade de curvatura na obra;
  • Leveza;
  • Não propaga chamas;
  • Resistência satisfatória a impactos.

Ainda mais, é possível que as chapas aplicadas sejam alveolares ou compactas. O primeiro caso é caracterizado pelo sistema multichapas e por essa razão, pode não ter a mesma translucidez observada nas opções compactas. Todavia, ambas promovem um sistema satisfatório.

Já ao falar das aplicações de vidro, a composição corresponde a duas chapas que têm a união originada da película PVB (Polivinil butiral), um dos principais benefícios é que caso sofra impacto e quebre, o estilhaçamento é evitado. Além disso, é uma alternativa de durabilidade notória.

Apesar de algumas vantagens semelhantes, como a resistência e viabilizar o aproveitamento de luminosidade, é fundamental que os projetos elaborados para atender o vidro, de fato, tenham esse material aplicado, sendo que ele se enquadra ao falar do policarbonato.

Afinal, as particularidades de cada material devem ser respeitadas, principalmente ao considerar que estruturas com o vidro podem ter um peso superior.

Além dessas opções, para quem não busca por coberturas fixas é possível recorrer a tenda de PVC transparente, que contribui com a proteção e atratividade para atender eventos ao ar livre.

O que é tweeter para som?

O tweeter para som pode estar presente em diversos setores, como na indústria automobilística. Afinal, trata-se de um dispositivo importante para a reprodução de sons com qualidade, com frequência a partir de 5 Hz. Mas ele pode ser perfeito para eventos em que tocará música alta.

Devido a essa característica, a qualidade é evidente, principalmente em sons agudos. Normalmente são elementos complementares para os sistemas de som nos automóveis, podendo ser usados em um carro de som para o seu evento.

É válido abordar que também é possível encontrar o super tweeter, uma variação mais potente. Por essa razão, é uma alternativa comumente aplicada em sistemas externos, ideais para caixas de som em festas.

Para que de fato esse item apresente uma reprodução de qualidade, também é preciso se atentar ao momento de instalação, em especial, com o direcionamento.

O mais indicado é que esse item não fique junto aos alto falantes que reproduzem sons médios e graves. De preferência, deve ser posicionado o mais perto possível da área frontal do sistema de som.

É interessante citar que um som adequadamente direcionado possui uma maior riqueza de detalhes e, por isso, a qualidade pode ser potencializada com um direcionador, promovendo, assim, uma experiência sonora ainda melhor aos convidados.

A importância da tela para alto falante

Basicamente, o alto falante realiza a conversão da energia elétrica para a acústica e quando uma potência significativa de áudio é almejada, esse item é uma das principais escolhas, principalmente por proporcionar resultados de grande eficiência.

Antes de abordar a importância da tela de proteção, é importante citar que além do tweeter anteriormente apresentado, há outros tipos de alto falantes como os mid-ranges, que são ideais para a reprodução de sons médios, com cerca de 500 a 5 000 Hz e os sub woofers e woofers, que assumem essencialmente a emissão de sons mais graves.

A tela de proteção para alto falantes, conforme o próprio nome indica, tem a função de garantir a segurança de áreas cruciais do alto falante, como a central. Dessa forma, danos nesse dispositivo são evitados.

Ainda mais, as telas podem ser encontradas nos mais variados tamanhos e materiais, como ferro e plástico. É importante escolher uma tela adequada, especialmente para evitar problemas como o abafamento do som e vibrações, que podem comprometer a qualidade sonora.

Embora sejam distintos, os itens apresentados têm grande importância para as finalidades que podem assumir. Por esse motivo, seja na produção ou instalação, é imprescindível que a qualidade seja priorizada.

Enfim, a música une as pessoas, que cantarão e dançarão juntas em sua festa. Portanto, investir em equipamentos de som de alta qualidade, assim como em tendas e coberturas para eventos ao ar livre, é investir no sucesso do seu evento. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *